O criador da web acha que ela precisa ser descentralizada para funcionar direito
A web está bem estragada atualmente. Governos espionam civis, alguns bloqueiam sites específicos, e empresas como a Amazon dominam o negócio de serviços de nuvem. Mas e se você pudesse descentralizar a web, com mais privacidade, menos controle governamental, e menos influência das grandes corporações?
Tim Berners-Lee, inventor da World Wide Web, quer fazer exatamente isso. Sir Tim recentemente se juntou a alguns dos melhores cientistas da computação do mundo em uma igreja em São Francisco em um evento chamado Decentralized Web Summit, no qual os participantes fizeram um brainstorming para chegar a meios para a internet ser mais amplamente distribuída. Os tecnólogos mais espertos do planeta que apareceram para as discussões incluem o arquiteto da internet Vint Cerf e Brewster Kahle, fundador do Internet Archive.
Durante o encontro, foi discutido como fazer uma internet sem controle centralizado. Os tópicos dessa discussão incluíram novos métodos de distribuição de páginas na web sem o uso de um servidor web padrão, a adição de criptografia em diversas partes da web, e um arquivamento de todas as versões de uma página da web. Também foram discutidos pagamentos e blockchains. Todas as discussões se concentraram em como distribuir, processar e hospedar dados sem controle centralizado.
Reportagens recentes sobre espionagem governamental e a influência de empresas como Facebook, Google e Amazon levantaram questionamentos na comunidade tecnológica em relação a quem controla nossos dados. É importante ressaltar que os participantes do evento não têm a intenção de mudar serviços online como o Facebook ou o Google. Em vez disso, eles buscam formas para páginas da web serem criadas, nomeadas e gerenciadas. No sistema atual, é fácil para governos monitorarem pessoas comuns ao simplesmente observar um endereço de internet e quem está visitando sites. No futuro, pode ser difícil identificar como alguma pessoa usa a web.
A ideia de criar uma web descentralizada não é exatamente nova. Tim Berners-Lee bate nessa tecla há anos. Em 2014, ele disse que se preocupava com o fato de “depender de grandes empresas, e um grande servidor” porque é algo que ele acredita que freia a inovação. No evento desta semana, Berners-Lee esclareceu esse sentimento.
“A web já é descentralizada”, disse o inventor da web. “O problema é o domínio de um único motor de busca, uma grande rede social, um Twitter para microblogs. Não temos um problema de tecnologia, e sim um problema social.” Então mesmo que os participantes do encontro consigam descentralizar a web do ponto de vista técnico, o problema de empresas como Facebook e Google controlarem coisa demais vai continuar existindo.
Últimas notícias
Incêndio de grandes proporções destrói barracas em frente ao Mercado da Produção, em Maceió
Sine Alagoas anuncia 3.594 vagas de emprego na semana do Natal
Motociclista embriagado fica ferido após colidir com bicicleta em Arapiraca
Incêndio em vegetação é contido pelo Corpo de Bombeiros em Limoeiro de Anadia
Dino barra trecho de projeto de lei que libera emendas do orçamento secreto
Passaporte diplomático de Eduardo Bolsonaro é anulado após perda de mandato
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
