Prefeitura realiza aula inaugural do 1º Curso de Iniciação à Astronomia no Planetário de Arapiraca
O Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca realiza sonhos. Considerado um dos mais importantes do país e reconhecido pela Nasa - Agência Espacial dos Estados Unidos - deu início na tarde de sábado (11), a aula inaugural do 1º Curso de Iniciação à Astronomia para 85 alunos entre estudantes e professores apaixonados pelo Sistema Solar.
A ideia se tornou realidade por meio da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão (Proext) da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal); Clube de Astronomia Eclipse de Arapiraca e com o Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEEAL).
Os alunos da Turma Júpter foram recepcionados pela secretária municipal de Educação, Maria Gorete, pela diretora do Planetário, Janice Gomes e a equipe de professores planetários.
A professora Kátia Bezerra representou a Uneal e o professor Romualdo Arthur Alencar Caldas o CEEAL. Ele proferiu a aula inaugural com o tema "A História da Astronomia".
Com 34 anos de docência, a secretária de Educação de Arapiraca, Maria Gorete, destacou a importância da instalação do Planetário Municipal para o desenvolvimento educacional da cidade e de Alagoas e que tem a finalidade de promover o conhecimento da ciência.
"Esse é um momento muito importante para Arapiraca porque a prefeitura está realizando o 1º Curso de Astronomia que irá promover a troca de saberes entre professores e alunos e servirá de reflexão para o ensino e também para o desenvolvimento educacional do nosso estado", ressaltou Maria Gorete.
A secretária frisou, ainda, que o curso terá uma dimensão científica, filosófica e religiosa importante para todos.
Com início neste sábado (11), o curso será realizado até o dia 9 de julho, no período das 15h às 19h. Além da formação teórica, os alunos terão aulas práticas que serão realizadas na cúpula do Planetário e em observações, através de telescópios.
Professores planetaristas

A diretora e professora do Planetário Municipal e Casa da Ciência apresentou a equipe que trabalha no espaço, além dos professores planetaristas e profissionais da Astronomia, a exemplo dos colaboradores Jhonatan David e do professor José Edson Cavalcante do Clube de Astronomia Eclipse de Arapiraca.
Janice Gomes definiu o primeiro encontro como "um momento ousado e que marcará a história do Planetário de Arapiraca". Ela destacou o apoio da prefeitura, instituições parceiras e o empenho de todos os membros do Planetário Municipal.
"O Planetário de Arapiraca tem tecnologia digital em um espaço confortável que promove o desenvolvimento da ciência e fortalece os rumos educacionais de Alagoas", afirmou Janice Gomes.
A professora de Geografia, Maria Lucindo, 36 anos, da Escola Municipal José Rodrigues Filho, da cidade de Lagoa da Canoa, estava ansiosa pelo curso.
"Vou obter mais conhecimento sobre o universo e com isso irei melhorar o meu desempenho em sala de aula para proporcionar aos alunos uma visão científica sobre a Astronomia", disse ela.
Já o estudante do Ensino Médio Lucas Vinícius Leite Cruz, 16 anos, que é fascinado pelo Sistema Solar a oportunidade chegou na hora certa.
"Quero estudar mais sobre o universo e este Planetário é um espaço muito importante que tem em nossa cidade e ser referência no país e no mundo me deixa muito orgulhoso de ser arapiraquense", relatou o estudante.
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves entrega Placa de Patrimônio Cultural e Imaterial de Alagoas à tapioca da Dona Rosa, em Rio Largo
Morre a atriz Titina Medeiros, a Socorro de 'Cheias de Charme', aos 48 anos
Colisão entre carro e moto deixa jovem de 22 anos ferido em Arapiraca
Irmão do goleiro Dida morre após passar mal enquanto praticava esporte em Girau do Ponciano
Carro capota na zona rural de Craíbas e mobiliza moradores durante a noite
No Brasil, 9 em cada 10 refugiados registrados são venezuelanos
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
