História de Coité do Nóia está atrelada a escravidão no Agreste alagoano

A cidade de Coité do Noia, localizada no Agreste alagoano, possui uma das mais ricas histórias socio-culturais do interior do estado, mas infelizmente o conteúdo acabou quase se perdendo com o passar dos anos.
Apesar de sua Emancipação Política ser datada no ano de 1963, a história do município agrestino pode ser contada tomando como base dados de pelo menos 150 anos antes e está diretamente atrelada a história da escravidão no país.
Muitos moradores acreditam que a família Nóia, fundadora do município, era de escravos. Mas a informação é contestada pelo historiador Ademir Cezário, formado pela Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
"Na verdade, a família Nóia era muito rica e dona de um grande número de escravos no século XIX", relatou Ademir, que utilizou a história de Coité do Nóia como estudo para seu Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado em 2014.
Ainda segundo o pesquisador, a história dos "Nóia" acabou se perdendo durante os tempos porque a família teve seu sobrenome alterado por motivos ainda desconhecidos, passando a se tornar Costa e também Mello.
As provas de que a família Nóia era rica, possuidora de terras e escravos e que se fixou em Coité no início do século XIX estão em um documento de transcrição de dote, registrado em 5 de julho de 1827.
No documento, Joaquim de Santa Anna Noia e sua esposa Anna Rosa deram um dote a Basílio Estevão da Costa no dia 05 de junho de 1827 no sítio Coité para que o mesmo casasse com sua filha Anna D’Anunciação e Silva. O valor do dote configura o poder e a posição social da família Nóia na região.
Basílio Estevão da Costa recebeu uma parte de terras no sítio Coité partindo para o sítio Cruzes, dois escravos, dezesseis vacas, um cavalo selado, um tacho, um candeeiro de latão, quantia em dinheiro, ouro e prata, totalizando um montante de 1:0001$000 (um conto e um mil réis).
Confira uma das listas de escravos que eram de posse dde Basílio Estevão no século XIX:
Últimas notícias

Justiça mantém condenação de Kel Ferreti por estupro e ressalta medidas cautelares

Prefeitura de Palmeira avança na construção de 300 casas novas no Conjunto Antônio Ribeiro

Chico Filho comemora novas permissões para taxistas em Maceió

Operação integrada apreende dois mil cigarros eletrônicos em bairros de Maceió

Colisão entre carro e carreta deixa feridos na AL-220, em São José da Tapera

Após atuação da Defensoria, Justiça garante piso salarial a agente de endemias em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
