Agentes lotéricos cobram aumento nos repasses dos serviços bancários
Cerca de dois mil agentes lotéricos cobraram da Caixa Econômica Federal um aumento de 23,39% nos repasses dos serviços bancários da instituição prestados pelos lotéricos. O debate, promovido nesta quarta-feira (29) pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, de Finanças e Tributação e de Fiscalização Financeira reuniu empresários do setor e de entidades representativas.
A diretora de Comunicação da Associação dos Lotéricos de São Paulo e Interior, Adriana Domingues, apontou algum dos principais problemas enfrentados pelos lotéricos e reclamou da falta de diálogo da Caixa Econômica Federal.
"Os índices são repostos abaixo da inflação. Os transportes de valores são pagos pelos lotéricos. Há lotéricas distantes nas quais os carros fortes não chegam a essas distâncias, então o lotérico tem que colocar no seu carro este valor e transportar. Temos uma grave questão de segurança em que o lotérico dentro da lotérica está blindado, mas quando sai pode ser assaltado."
Adriana Domingues afirmou ainda que os lotéricos se sentem ameaçados com as perspectivas de privatização das loterias e com o projeto que legaliza os jogos de azar no Brasil.
De acordo com a empresária do ramo Maria Lúcia César da Silva, hoje não está valendo a pena ser dono de lotérica.
"A dificuldade hoje é a segurança que não temos; o reajuste que estamos muito defasado, está difícil para trabalhar porque temos que dispensar funcionário e os municípios estão indo em cima da casa lotérica por causa da lei da fila e não tem como a gente cobrir isso. Estamos negociando, já tem 22 meses negociando e nada. Agora saiu esse reajuste e não estamos nada satisfeitos."
O deputado Valtenir Pereira (PMDB-MT), um dos proponentes do debate, afirmou que as loterias são o banco da cidadania por realizarem pagamentos e benefícios sociais.
"Na verdade, os lotéricos são uma mini Caixa Econômica que está instalada na periferia das cidades, lá nos distritos dos municípios, nas comunidades longínquas da sede dos municípios. É a Caixa Econômica Federal presente no dia a dia do cidadão através dos lotéricos. O que acontece? Eles estão reclamando, e com razão, da baixa remuneração dos serviços prestados."
Para o representante da Caixa Econômica Federal, Cleverson Tadeu Santos, a instituição está sempre aberta a negociar. E ressaltou que o banco tem feito investimentos nas lotéricas, e que o objetivo é viabilizar mais serviços bancários nas lotéricas.
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