Associação produz doces caseiros e se torna referência no interior de Alagoas
Criar grupos de produção para manter a empregabilidade e o sustento das famílias locais é o trabalho realizado pela Associação Comunitária dos Moradores do Povoado Baixa do Capim, na Zona Rural de Arapiraca.
De acordo com o presidente da associação, Rodrigo Barbosa, a instituição mantém 150 famílias da comunidade que trabalham diretamente na linha de produção, fabricando doces caseiros entre outros produtos que fomentam a economia local.
"A associação existe desde 1989 e durante este tempo estamos criando linhas de produção para que as famílias não saiam da comunidade e se sustentem com o que é produzido aqui", afirmou Rodrigo Barbosa.
A produção de doces caseiros já melhorou a vida das mulheres envolvidas na produção. Em fase de construção, a associação vai lançar mais um projeto que é o Cozinha Comunitária, que tem o apoio da Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Agricultura.
A comunidade trabalha com os produtos da agricultura familiar e já possuiem uma marca na fabricação dos produtos caseiros que é "Bolos e Doces D'Agreste".
Com produção variada dos produtos caseiros, as mulheres fazem doces de mamão, coco, goiabada e tantos outros sabores.
"Nos últimos dez anos é que estamos desenvolvendo com as mulheres a fabricação de bolos e doces. Os novos projetos são a padaria e a cozinha comunitária", disse Rodrigo Barbosa.
Os produtos são comercializados na própria comunidade e também são vendidos para outras regiões do municípios e até cidadez vizinhas do Agreste de Alagoas.
Assita ao vídeo com a entrevista do presidente da associação Rodrigo Barbosa: