TIM demite mais de mil trabalhadores em call center de Pernambuco

Mais de mil funcionários foram demitidos de uma unidade de call center da operadora telefônica TIM, localizado em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes, na manhã desta sexta-feira (8). De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações em Pernambuco (Sinttel), responsável pela tutela dos ex-funcionários, os desligamentos já eram esperados, pois há cerca de 40 dias, operadores de telemarketing começaram a notar movimentações suspeitas no call center, como retirada de mobiliário, além da falta de contratação de novos funcionários, que havia parado de acontecer. É esperado, ainda, o fechamento do call center.
Por causa da suspeita, o Sinttel confrontou a empresa para obter mais informações sobre possíveis desligamentos em massa. De acordo com o sindicato, a TIM se pronunciou afirmando que faria reestruturações, mas não detalhou o processo para os trabalhadores. Assim, o Sinttel exigiu uma série de direitos extras caso os funcionários fossem demitidos no período de julho até dezembro deste ano, a exemplo do recebimento entre um e cinco salários proporcionalmente ao tempo de serviço e extensão do plano de saúde até o final do ano. Ainda segundo o Sinttel, a TIM acatou todas as exigências.
Em nota, a TIM se pronunciou sobre o desligamento:
A TIM realiza uma reorganização em suas atividades de atendimento ao consumidor com objetivo de garantir uma melhor sinergia entre suas operações e o fornecimento de serviços e infraestrutura de alta qualidade. A partir de 8 de julho, empresas reconhecidas por sua experiência no mercado ampliarão suas atuações no teleatendimento ao cliente e continuarão seguindo um rígido padrão de controle e desempenho acompanhados de perto pela TIM. Todo o processo foi conduzido com a máxima responsabilidade perante nossos funcionários, em diálogo contínuo com os sindicatos, incluindo a oferta de um pacote diferenciado de suporte aos colaboradores impactados, que inclui extensão do plano de saúde por seis meses, indenizações adicionais (incluindo auxílio-creche e auxílio filho portador de deficiência) e um plano de suporte ao colaborador. Tais benefícios já podem ser considerados referência no setor.
Além das novas frentes de atendimento, a companhia mantém suas unidades call centers próprios no Rio de Janeiro e em Santo André, resultando em um melhor mix capaz de suprir a demanda de atendimentos de seus clientes, a exemplo das melhores práticas adotadas pelo setor. A reorganização segue as diretrizes do Plano de Eficiência da TIM, que contempla todas as suas áreas e prevê eficiências acumuladas de R$ 1 bilhão de reais até 2017. As mudanças de processos e redistribuição de atividades de forma estratégica permitem manter o foco da companhia em serviços e infraestrutura que trazem mais competitividade e formas inovadoras de comunicação para toda a população.
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