MP disponibiliza ferramenta que permite a interpretação de libras para textos e vídeos
O Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL) saiu na frente e já está disponibilizando para o seu público o Suíte Vlibras, uma ferramenta responsável por traduzir automaticamente conteúdos digitais para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). No site institucional, www.mpal.mp.br, é possível ver, no botão 'Informativos', localizado no canto superior direito, o desenho que dá acesso à plataforma. Implantá-la nos sítios eletrônicos de todas as unidades do Ministério Público brasileiro é uma orientação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Foi a pedido do Núcleo Especial em Acessibilidade do Conselho Nacional do Ministério Público (Neace) e da Comissão de Acompanhamento da Atuação do Ministério Público na Defesa dos Direitos Fundamentais (CDDF) que a Procuradoria Geral de Justiça determinou a implantação do Suíte Vlibras no endereço da Internet do MPE/AL. Por meio dele, qualquer cidadão vai poder acessar o conteúdo disponível no site da instituição e traduzi-lo para a Libras. “Texto, áudios e vídeos poderão ser traduzidos por meio dessa ferramenta, que tem um avatar (um personagem vestido de camisa azul) responsável por fazer a transmissão das informações à pessoa com deficiência auditiva que estiver do outro lado do computador”, explicou Sérgio Jucá, procurador-geral de Justiça.
E a ferramenta não precisa ficar limitada ao desktop dos computadores instalados nos prédios do Ministério Público da capital e do interior. Quem tiver interesse, também pode acessá-lo diretamente de smartphones e tablets.
A orientação do CNMP acontece em cumprimento as normas de acessibilidade para as pessoas com deficiência previstas na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência e na resolução nº 81/2012/CNMP.
O Vlibras
O VLibras é uma suíte de ferramentas utilizadas na tradução automática do Português para a Língua Brasileira de Sinais. É possível utilizar essas ferramentas tanto no computador, quanto em telefones celulares e tablets.
Fruto de uma parceria estabelecida entre o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Suite VLibras consiste em um conjunto de ferramentas computacionais de código aberto, responsável por traduzir conteúdos digitais em Lingua Brasileira de Sinais - Libras, tornando computadores, dispositivos móveis e plataformas Web acessíveis para pessoas surdas. Com isso é possível que pessoas com deficiência auditiva possam acessar os conteúdos dessas tecnologias em sua língua natural de comunicação, reduzindo as barreiras de comunicação e acesso à informação.
A Suite VLibras é composta pelas ferramentas VLibras-Plugin, VLibras-Desktop, VLibras-Video e WikiLibras. Essas ferramentas possuem, em comum, um núcleo central de desenvolvimento, denominado VLibras-Núcleo, que tem como objetivo concentrar as principais funcionalidades dessas ferramentas.
Nessa suíte, os conteúdos em Libras são gerados a partir da tradução de textos, legendas ou áudio ou em língua portuguesa, e são representados por um agente animado virtual 3D (avatar-3D).
Para a geração desses conteúdos, um Dicionário de Libras foi desenvolvido pela equipe do projeto, juntamente com uma ferramenta Web de construção colaborativa de sinais, denominada WikiLibras. A proposta do WikiLibras é permitir que colaboradores possam participar do processo de desenvolvimento do Dicionário de Libras por meio da adição de novos sinais ou da edição dos sinais existentes, tornando o seu desenvolvimento mais produtivo.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
