Câmeras mostram momento exato do acidente que matou motociclista
A redação do Portal 7Segundos teve acesso às imagens da câmera de videomonitoramento instalada próximo ao local do acidente que vitimou a jovem Ana Cláudia Meneses, 25 anos, na madrugada do último domingo (10) em Arapiraca.
No vídeo, além da identificação do momento exato do acidente, é possível ver que um automóvel passa em alta velocidade por uma lombada, num trecho da Avenida Elvira Barbosa Lopes, no bairro Itapuã. Logo em seguida, aparece a moto conduzida por Ana Cláudia que toca o redutor de velocidade muito rápido. Na sequencia ela perde o controle da moto cai.
Segundos depois outro carro se aproxima, diminui a velocidade e para pouco depois do acidente, provavelmente para acionar o socorro.
Ana pilotava a moto com o capacete pendurado no guidão e pode ter sido fundamental para a morte instantânea da moça, por não estar com o equipamento de segurança. As causas do acidente estão sendo investigadas pela polícia, mas já se sabe que a forte pancada na cabeça da motociclista foi um dos fatores determinantes para a sua morte.
Uso irregular do capacete
O instrutor de um Centro de Formação de Condutores (CFC) de Arapiraca, Marcius Roberto Cavalcante (foto), orienta aos condutores de motos a evitar deixar a trava do capacete aberta. Segundo ele, muitas vezes, a fatalidade está ligada diretamente ao uso inadequado do capacete.
“Muitas pessoas pensam que o simples fato de colocar o capacete na cabeça já resolve o problema e traz segurança. E na verdade, o uso do capacete tem que ser concomitante com o afivelamento, ou seja, o ajuste da fivela do capacete”, disse Marcius.
Além de instrutor, Marcius é Bombeiro Militar e atua no serviço de resgate no 7º Grupamento de Bombeiros Militar (7º GBM) em Arapiraca onde é testemunha diária dos inúmeros acidentes que ocorrem nas cidades das regiões Agreste, Sertão, Baixo São Francisco e Zona da Mata, cuja maioria é de vítimas de acidentes com moto. Ele faz um alerta sobre a aquisição do capacete que deve ser do tamanho compatível com a cabeça do condutor.
“É importantíssimo que o capacete seja utilizado na numeração correta, pois o capacete folgado, ou seja, de um número maior, ele vai proteger o motociclista, mas de uma maneira ineficiente. A folga vai fazer com que a cabeça fique solta dentro do capacete. Já o capacete apertado demais, ele pode se romper no impacto”, disse o instrutor.
Marcius lembra ainda que quando o condutor de uma moto usa os itens de segurança seguindo as normas exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ele evita que haja uma maior gravidade em caso de acidentes.
O militar destacou também que a viseira é outro item que deve ser muito bem observado e precisa estar baixa quando o motociclista está pilotando o veículo para evitar a entrada de objetos e insetos nos olhos do condutor, bem como proteger também quando ocorre um sinistro.