Cientistas estão perto de conseguir criar uma capa da invisibilidade
Desde que os livros do Harry Potter chegaram às livrarias, sonhamos em viver um pouco daquele universo. Já é possível visitar o Beco Diagonal na Universal Studios, por exemplo. E talvez, em algum momento da sua vida, você poderá experimentar uma capa da invisibilidade.
Invisibilidade é uma das obsessões da ciência e pesquisadores da Queen Mary University of London deram mais um passo para a criação de um material capaz de fazer objetos desaparecerem.
Os pesquisadores fizeram parcerias com a indústria britânica para demonstrar o dispositivo, que não torna os objetos invisíveis, mas chega perto disso. Na verdade, ele usa uma forma de nanocompósito para fazer com que objetos pareçam planos. São sete camadas distintas com propriedades elétricas que modificam o comportamento das ondas eletromagnéticas.
Os resultados do estudo, publicados na semana passada da revista Scientific Reports, mostram que será possível atingir a invisibilidade futuramente, mas também revela potenciais para aplicações mais amplas na engenharia, ótica e acústica. Segundo os cientistas, a descoberta poderia ser aplicada em qualquer coisa relacionada a ondas eletromagnéticas.
“O estudo e manipulação das ondas é a chave para desenvolver soluções tecnológicas e industriais na produção de plataformas para a vida real, em diferentes campos” disse o principal autor do estudo, Dr. Luigi La Spada.
O estudo não revela qual é o material utilizado na capa (provavelmente estão escondendo para poder patentear depois), mas afirma que o processo de fabricação é “barato e altamente reprodutivo”.
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
