Cientistas estão perto de conseguir criar uma capa da invisibilidade

Desde que os livros do Harry Potter chegaram às livrarias, sonhamos em viver um pouco daquele universo. Já é possível visitar o Beco Diagonal na Universal Studios, por exemplo. E talvez, em algum momento da sua vida, você poderá experimentar uma capa da invisibilidade.
Invisibilidade é uma das obsessões da ciência e pesquisadores da Queen Mary University of London deram mais um passo para a criação de um material capaz de fazer objetos desaparecerem.
Os pesquisadores fizeram parcerias com a indústria britânica para demonstrar o dispositivo, que não torna os objetos invisíveis, mas chega perto disso. Na verdade, ele usa uma forma de nanocompósito para fazer com que objetos pareçam planos. São sete camadas distintas com propriedades elétricas que modificam o comportamento das ondas eletromagnéticas.
Os resultados do estudo, publicados na semana passada da revista Scientific Reports, mostram que será possível atingir a invisibilidade futuramente, mas também revela potenciais para aplicações mais amplas na engenharia, ótica e acústica. Segundo os cientistas, a descoberta poderia ser aplicada em qualquer coisa relacionada a ondas eletromagnéticas.
“O estudo e manipulação das ondas é a chave para desenvolver soluções tecnológicas e industriais na produção de plataformas para a vida real, em diferentes campos” disse o principal autor do estudo, Dr. Luigi La Spada.
O estudo não revela qual é o material utilizado na capa (provavelmente estão escondendo para poder patentear depois), mas afirma que o processo de fabricação é “barato e altamente reprodutivo”.
Últimas notícias

Trump critica Irã e diz que 'todos devem sair de Teerã imediatamente'

Leonardo Dias discute segurança do São João Massayó e revitalização do Jaraguá em reunião com a Guarda Municipal

Rafael Brito destina cerca de R$ 55 milhões para saúde de Alagoas

Prefeita Ceci lança novo episódio do quadro Por Todas Nós e dá voz às vítimas de violência psicológica

Padre envolvido em suposta tentativa de estupro é afastado pela Diocese de Penedo

Alfredo Gaspar denuncia omissão do governo Lula e compara violência no Brasil a cenário de guerra
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
