Audiência discute resultados do projeto Ministério Público pela Educação em Cacimbinhas

O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL), por meio da Procuradoria da República no Município de Arapiraca, realizará, em 3 de agosto, audiência pública para informar à sociedade os resultados obtidos com o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), na cidade de Cacimbinhas (AL).
A audiência será conduzida pela procuradora da República Aldirla Albuquerque, titular do 1o ofício da Procuradoria da República em Arapiraca, com o objetivo de apresentar os resultados obtidos e as medidas adotadas em relação à educação no município de Cacimbinhas, distante 180 km de Maceió.
A audiência pública é mais uma das etapas do MPEduc, que teve início com reuniões com gestores e conselheiros da educação municipal. A primeira audiência do projeto aconteceu em maio. Também foram realizadas diversas inspeções às escolas e vistorias nos equipamentos educacionais do município.
Resultado de uma parceria entre o MPF e os MPs Estaduais, o MPEduc é desenvolvido em todo o Brasil e pretende identificar as causas do baixo desempenho de escolas e municípios no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O projeto tem como objetivo, entre outros, levar ao conhecimento do cidadão informações essenciais sobre seu direito de ter acesso a um serviço de educação de qualidade, bem como sobre seu dever em contribuir para que esse serviço seja adequadamente prestado.
Toda a comunidade de Cacimbinhas, especialmente diretores, professores, pais e alunos das escolas municipais estão convidados a participar da audiência. Secretários e o prefeito do município também devem participar.
MPEduc
O MPEduc começa com o preenchimento de um questionário disponível no site do projeto. O segundo passo é a audiência pública, que permite identificar as deficiências da rede escolar e buscar melhorias para a educação oferecida no município.
Segue-se a verificação in loco das escolas e dos Centros de Educação Infantil. Após, há a expedição de recomendações e outras ações extrajudiciais, com a fixação de prazos para que o poder público promova melhorias no ensino e na infraestrutura das escolas. Por fim, novas audiências públicas são realizadas para prestar de contas à população das medidas tomadas pelo Ministério Público.
Últimas notícias

Feira Grande comemora o Dia das Crianças com festa, cultura e valorização da identidade local

“Sou contra ladrão”: Cabo Bebeto volta a ‘cortar’ energia em acampamento do MST em Arapiraca

Carlinhos Maia reage após decisão judicial: “Cansei, agora quem me difamar vai pra Justiça”

Dra Eudócia abre agenda na missão internacional brasileira que acompanha pesquisas para vacina contra o câncer

De cidade-dormitório a refúgio pós-Braskem: Satuba lidera o êxodo diário de trabalhadores no Brasil

Justiça condena deputado por divulgar notícia falsa sobre violência
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Policiais militares são presos por extorsão na parte alta de Maceió
