Audiência discute resultados do projeto Ministério Público pela Educação em Cacimbinhas

O Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL), por meio da Procuradoria da República no Município de Arapiraca, realizará, em 3 de agosto, audiência pública para informar à sociedade os resultados obtidos com o projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), na cidade de Cacimbinhas (AL).
A audiência será conduzida pela procuradora da República Aldirla Albuquerque, titular do 1o ofício da Procuradoria da República em Arapiraca, com o objetivo de apresentar os resultados obtidos e as medidas adotadas em relação à educação no município de Cacimbinhas, distante 180 km de Maceió.
A audiência pública é mais uma das etapas do MPEduc, que teve início com reuniões com gestores e conselheiros da educação municipal. A primeira audiência do projeto aconteceu em maio. Também foram realizadas diversas inspeções às escolas e vistorias nos equipamentos educacionais do município.
Resultado de uma parceria entre o MPF e os MPs Estaduais, o MPEduc é desenvolvido em todo o Brasil e pretende identificar as causas do baixo desempenho de escolas e municípios no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O projeto tem como objetivo, entre outros, levar ao conhecimento do cidadão informações essenciais sobre seu direito de ter acesso a um serviço de educação de qualidade, bem como sobre seu dever em contribuir para que esse serviço seja adequadamente prestado.
Toda a comunidade de Cacimbinhas, especialmente diretores, professores, pais e alunos das escolas municipais estão convidados a participar da audiência. Secretários e o prefeito do município também devem participar.
MPEduc
O MPEduc começa com o preenchimento de um questionário disponível no site do projeto. O segundo passo é a audiência pública, que permite identificar as deficiências da rede escolar e buscar melhorias para a educação oferecida no município.
Segue-se a verificação in loco das escolas e dos Centros de Educação Infantil. Após, há a expedição de recomendações e outras ações extrajudiciais, com a fixação de prazos para que o poder público promova melhorias no ensino e na infraestrutura das escolas. Por fim, novas audiências públicas são realizadas para prestar de contas à população das medidas tomadas pelo Ministério Público.
Últimas notícias

Categoria 35+ Feminina da AMAB conquista bicampeonato no Norte-Nordeste em Natal-RN

Carreta envolvida em acidente interdita rodovia na Massagueira

Vice-prefeito prestigia posse de novos servidores públicos da Câmara Municipal de Maceió

Hemoal promove coleta externa de sangue em Coruripe nesta quinta-feira (24)

Sindicato de irmão do presidente Lula é alvo de operação da PF por fraudes no INSS

Maragogi dá início às comemorações pelos 150 anos com inaugurações na zona rural
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
