Governo anuncia implantação de Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual
Serviço será criado pelo Governo do Estado e irá assegurar atendimento humanizado às vítimas
Alagoas irá contar com um Centro de Atendimento Integrado em Saúde (Cais), destinado às vítimas de violência sexual. O projeto, elaborado pelos técnicos das Secretarias de Estado da Saúde (Sesau), da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e de Prevenção à Violência (Seprev), foi discutido pelos gestores das três pastas, Rozangela Wyszomirska, Cláudia Simões e Jardel Aderico, que definiram as diretrizes a serem seguidas.
A proposta do projeto, conforme destacou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, é disponibilizar em um único local o atendimento às vítimas da violência sexual, independentemente de sexo. Na sede do Cais, elas terão atendimento médico, social, psicológico e policial. “O projeto visa dar um atendimento humanizado às pessoas que sofrem violência sexual, seja mulher, criança, transexual ou homossexual, para que tenham acesso a um serviço ágil e humanizado”, salientou a gestora da saúde estadual, ao informar que, “após o primeiro atendimento, as vítimas terão o acompanhamento de uma rede de cuidados”, frisou.
O Centro de Atendimento Integrado em Saúde irá funcionar em um imóvel no Trapiche. No local, as vítimas de violência terão assistência médica, psicológica, a presença do Conselho Tutelar e uma equipe da polícia. Além de receber orientação jurídica, as vítimas de violência sexual terão acesso a uma linha de cuidados, que irá funcionar no Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), Hospital Geral do Estado (HGE), Clínica Infantil Dayse Brêda, Maternidade Escola Santa Mônica e Hospital Universitário (HU), entre outras unidades.
De acordo com a secretária Rozangela Wyszomirska, a vantagem do Cais é que as vítimas não terão que percorrer vários locais em busca de atendimento, muitas vezes sofrendo preconceito pela sua condição sexual. No Cais, as vítimas de violência sexual terão acesso a todos os procedimentos necessários, desde o médico ao jurídico, além da garantia que terá uma rede para oferecer suporte, após o primeiro atendimento.
Articulação
De acordo com o secretário de Prevenção à Violência, Jardel Aderico, a ação articulada entre a Sesau, Semudh e Seprev se enquadra completamente nos objetivos do Comitê de Prevenção à Violência, instituído pelo próprio governador Renan Filho. "Este é um projeto que compreende, além de ações de assistência pós-violência, conceitos de prevenção da criminalidade, atuando sobre os mais diversos públicos da sociedade. Por isso deve ser submetido para análise da equipe técnica do comitê e entrar no radar de todas as secretarias e órgãos", enfatizou.
O Comitê de Prevenção à Violência é um equipamento instituído por meio de decreto governamental, assinado pelo governador Renan Filho em novembro de 2015. A ferramenta de gestão engloba mais de 15 secretarias e órgãos estaduais, que vão priorizar ações para redução da criminalidade em Alagoas.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
