Governo anuncia implantação de Centro de Atendimento a Vítimas de Violência Sexual
Serviço será criado pelo Governo do Estado e irá assegurar atendimento humanizado às vítimas
Alagoas irá contar com um Centro de Atendimento Integrado em Saúde (Cais), destinado às vítimas de violência sexual. O projeto, elaborado pelos técnicos das Secretarias de Estado da Saúde (Sesau), da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh) e de Prevenção à Violência (Seprev), foi discutido pelos gestores das três pastas, Rozangela Wyszomirska, Cláudia Simões e Jardel Aderico, que definiram as diretrizes a serem seguidas.
A proposta do projeto, conforme destacou a secretária de Estado da Saúde, Rozangela Wyszomirska, é disponibilizar em um único local o atendimento às vítimas da violência sexual, independentemente de sexo. Na sede do Cais, elas terão atendimento médico, social, psicológico e policial. “O projeto visa dar um atendimento humanizado às pessoas que sofrem violência sexual, seja mulher, criança, transexual ou homossexual, para que tenham acesso a um serviço ágil e humanizado”, salientou a gestora da saúde estadual, ao informar que, “após o primeiro atendimento, as vítimas terão o acompanhamento de uma rede de cuidados”, frisou.
O Centro de Atendimento Integrado em Saúde irá funcionar em um imóvel no Trapiche. No local, as vítimas de violência terão assistência médica, psicológica, a presença do Conselho Tutelar e uma equipe da polícia. Além de receber orientação jurídica, as vítimas de violência sexual terão acesso a uma linha de cuidados, que irá funcionar no Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA), Hospital Geral do Estado (HGE), Clínica Infantil Dayse Brêda, Maternidade Escola Santa Mônica e Hospital Universitário (HU), entre outras unidades.
De acordo com a secretária Rozangela Wyszomirska, a vantagem do Cais é que as vítimas não terão que percorrer vários locais em busca de atendimento, muitas vezes sofrendo preconceito pela sua condição sexual. No Cais, as vítimas de violência sexual terão acesso a todos os procedimentos necessários, desde o médico ao jurídico, além da garantia que terá uma rede para oferecer suporte, após o primeiro atendimento.
Articulação
De acordo com o secretário de Prevenção à Violência, Jardel Aderico, a ação articulada entre a Sesau, Semudh e Seprev se enquadra completamente nos objetivos do Comitê de Prevenção à Violência, instituído pelo próprio governador Renan Filho. "Este é um projeto que compreende, além de ações de assistência pós-violência, conceitos de prevenção da criminalidade, atuando sobre os mais diversos públicos da sociedade. Por isso deve ser submetido para análise da equipe técnica do comitê e entrar no radar de todas as secretarias e órgãos", enfatizou.
O Comitê de Prevenção à Violência é um equipamento instituído por meio de decreto governamental, assinado pelo governador Renan Filho em novembro de 2015. A ferramenta de gestão engloba mais de 15 secretarias e órgãos estaduais, que vão priorizar ações para redução da criminalidade em Alagoas.
Últimas notícias
Japaratinga abre inscrições para 8º aulão preparatório para CNH
Presidente do PT quer entregar título de cidadão alagoano a André Janones
Fogo em contador de energia assusta moradores no Trapiche, em Maceió
Mega-Sena não tem ganhador e prêmio sobe para R$ 6 milhões
Receita paga nesta sexta-feira lote da malha fina do Imposto de Renda
Rastreador ajuda polícia a localizar moto roubada e prender suspeito em Rio Largo
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
