Promotoria firma termo de compromisso com shopping para coibir poluição sonora
Visando combater a poluição sonora no bairro de Mangabeiras, a 4ª Promotoria de Justiça da Capital firmou um termo de compromisso de ajustamento de conduta (TAC) com o Condomínio Maceió Shopping para garantir que a emissão de sons e ruídos das atividades realizadas no seu ambiente interno e externo respeite os padrões estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (SEMPMA) e a Superintendência Municipal de Controle e Convívio Urbano (SMCCU) também são signatários do acordo.
A obrigação de não fazer do shopping center abrange tanto os eventos que realize quanto os que ele permitir a terceiros. Como condição de realização, a atividade deverá obter antecipadamente o licenciamento ambiental da SEMPMA, nos termos do Código Municipal de Meio Ambiente de Maceió.
Também coube à Secretaria a fiscalização do TAC, com vistorias nos dias e horários nos quais costuma ocorrer poluição sonora. Ela observará, por meio de medições, se os sons ruídos estão de acordo com a Norma Brasileira Regulamentar nº 10.151 da ABNT.
Em caso de descumprimento do termo por parte do shopping, a SEMPMA deverá comunicar ao Ministério Público do Estado de Alagoas, com remessa de relatório técnico, sem prejuízo da atuação administrativa que compete ao órgão municipal e requisição imediata apoio policial ao Batalhão de Polícia Ambiental.
“O TAC vale como título executivo extrajudicial, sendo que o descumprimento de qualquer obrigação ora assumida implicará no pagamento de multa no valor de R$ 50 mil, sem prejuízo de possível responsabilização administrativa e/ou criminal de atos daqueles que atentem contra as obrigações descritas neste ajuste de conduta. O valor será revertido ao Fundo Municipal de Proteção Ambiental”, disse o promotor de Justiça Alberto Fonseca.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
