Juiz federal Sérgio Moro defende fim do foro privilegiado
Responsável pelos processos da Operação Lava Jato na primeira instância, o magistrado afirmou que a sobrecarga de trabalho nos tribunais superiores prejudica a tramitação dos processos que envolvem autoridades.
Ele falou sobre o tema na Câmara dos Deputados, nessa quinta-feira (04), durante audiência pública que abordou as 10 medidas de combate à corrupção apoiadas pelo Ministério Público. Foi a primeira vez que Moro veio ao Congresso Nacional, desde que foi deflagrada a Lava Jato, em março de 2014.
Sérgio Moro enfatizou a necessidade do debate no Congresso do projeto sobre as 10 medidas contra a corrupção, e ressaltou que parte dessas propostas faz parte do trabalho cotidiano da Operação Lava Jato. "Muitas delas já fazem parte do nosso entendimento, mas se elas constarem da lei explicitamente vão ajudar a dar respaldo a decisões de juízes.”.
No decorreu da audiência, em resposta aos deputados, o juiz discorreu sobre temas diversos como presunção de inocência, foro privilegiado, teste de integridade, seletividades em pedidos de prisão, legalização de lobby, criminalidade na administração pública, financiamento empresarial de campanhas, escândalos propina e custo da corrupção no País em estatais.
“Combate: dever de todos”
O combate à corrupção é um dever de todos os agentes públicos, não é uma tarefa da direita, da esquerda ou do centro. É de todos”, declarou o juiz.
Moro depositou esperança no trabalho do Congresso Nacional quanto à discussão e aprovação de uma redação final ao projeto de combate à corrupção. Segundo ele, “o Parlamento deve estar sensível aos apelos da sociedade em relação à corrupção”.
“Tenho a expectativa de que este Parlamento possa dar uma resposta ao enfretamento da criminalidade, da corrupção, independente de posições ideológicas e priorizar esse debate”, emendou.
As propostas do MP já receberam mais de 2 milhões de assinaturas de apoio da população.
Na ocasião, Moro também se posicionou favorável à flexibilização da legislação em vigor para permitir situações em que provas obtidas de forma considerada ilícita possam ser usadas em processos judiciais.
Últimas notícias
Queda de moto deixa homem morto e outro ferido em Japaratinga
Rafael Brito dá largada à campanha com adesivaço lotado no CEPA
De cavadinha, Mota bate último pênalti, garante acesso do ASA e enlouquece torcida
Alex Bruno marcou. O ASA acreditou. E Arapiraca voltou para a Série C!
Com fala gravada de Bolsonaro, Flávio inicia corrida à Presidência
Carro capota e motorista fica ferido ao voltar de Festival em Água Branca
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
