Campanha Nacional de Combate à Hanseníase e Verminoses começa próxima semana em Maceió
Projeto, que é direcionado aos estudantes da rede pública municipal, se estende até o dia 26 de agosto
A Campanha Nacional de Combate à Hanseníase e Verminoses começa na próxima segunda-feira (22) em Maceió, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. O projeto, que é direcionado a estudantes da rede pública estadual do município na faixa etária dos 5 aos 14 anos de idade, se estende até o dia 26 de agosto.
Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura de Maceió, a campanha tem como objetivo investigar sinais e sintomas da hanseníase entre os alunos, além de detectar e tratar casos positivos de verminoses entre as crianças e adolescentes.
“A campanha é uma ação estratégica importante porque possibilita a identificação de famílias e comunidades onde há adultos portadores e transmissores da doença para essas crianças e adolescentes. Além disso, proporciona diagnósticos precoces, evitando consequências graves como deformidades com o tratamento adequado”, afirma o coordenadora do Programa no município, Vânia Barbosa.
A ação é colocada em prática pelo Ministério da Saúde desde 2013, a partir da identificação de 300 crianças e adolescentes com hanseníase em escolas públicas de todo o país – considerado o primeiro no ranking de casos no mundo. Naquele ano, Maceió registrou quatro casos na faixa etária da campanha e um caso de jovem acima de 15 anos. Já na edição do ano passado, a capital alagoana detectou 954 casos suspeitos, mas após a realização de exames, apenas três foram confirmados.
Este ano, a estratégia é trabalhar com 140 escolas públicas e promover a avaliação de 36.284 alunos. A meta é tratar 90% dos escolares com o medicamento antiparasitário Albendazol para reduzir a carga parasitária das verminoses e investigar os sinais e sintomas da hanseníase em, no mínimo, 75% dos estudantes, procurando identificar casos suspeitos da doença e referenciar à rede básica de saúde para confirmação do diagnóstico e tratamento.
De acordo com Vânia Barbosa, a campanha é realizada a partir do próprio ambiente escolar. Numa primeira etapa, é feita a mobilização e orientação de professores e alunos. Em seguida, o encaminhamento das fichas de autoexame – que deverá ser realizado pelos pais, informando a existência ou não de manchas suspeitas – e a distribuição de folhetos educativos.
“A parceria e colaboração das escolas no sentido de mobilizar a comunidade escolar é sempre um fator de fundamental importância para o sucesso da campanha e eliminação dos riscos de aumento de casos dessas doenças entre os escolares”, reforça a coordenadora.
Hanseníase – É uma doença infecciosa, crônica, causada pelo Mycobacterium leprae que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. É preciso observar manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo e áreas da pele que não coçam; mas, que causam a sensação de formigamento e ficam dormentes, com diminuição ou ausência de dor, da sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.
Verminoses – Grupo de doenças parasitárias intestinais que acometem o homem e são causadas principalmente pelo Ascaris lumbricoides (lombriga), Trichuris trichiuria (verme-chicote) e pelos ancilostomídeos (amarelão). Esses helmintos, transmitidos por meio do solo, podem causar a morte, porque afetam a situação de nutrição e os processos cognitivos. Durante a campanha, a finalidade será reduzir a carga desses parasitas, que costumam causar anemia, perda de peso, dores abdominais, sangramento intestinal e diarreias frequentes, prejudicando o crescimento e o rendimento escolar dos alunos.
Últimas notícias
Foz do Rio Jacarecica muda de posição em Maceió e especialistas explicam causas
Escola Municipal Wellington Pinto Fontes é inaugurada em São José da Tapera
Possível motivação: empresária morta em Aracaju descobriu dias antes que namorado era casado
Presos envolvidos na morte de mulher que desapareceu após deixar bar na Levada, em Maceió
Primeira escola pública bilíngue de Maceió já apresenta resultados
”Em Alagoas temos dois caras maneiraços”: Nikolas Ferreira elogia Caio Bebeto e Cabo Bebeto e destaca lideranças estaduais em podcast
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
