Conselho analisa relatórios do TCU sobre superfaturamento em obras do Canal do Sertão
Crea quer que dinheiro desviado seja retornado para a continuidade da construção
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) protocolou um ofício solicitando ao Tribunal de Contas da União que o órgão disponibilize cópias do relatório da auditoria realizada nas obras do Canal do Sertão, em Alagoas, para serem analisadas. Segundo a auditoria, os trechos 3, já inaugurado, 4, em construção e o 5, apenas licitado, foram superfaturados em mais R$ 100 milhões.
No encontro com o secretário de Controle Externo do órgão, Claudivan da Silva, o Conselho ainda sugeriu que, se realmente for constatada as supostas irregularidades, ao invés do recurso ser devolvido ao governo federal, ele possa ser reinserido na continuidade de uma das maiores obras hídricas do Nordeste, ofertando emprego e mais desenvolvimento para Alagoas.
“Recentemente o Crea Alagoas aderiu, junto a Federação Nacional da Engenharia, o movimento Engenharia Unida que incentiva a retomada do crescimento da economia brasileira. Assim, defendemos a busca de soluções para o desenvolvimento do Brasil e a devolução do valor utilizado na obra, não vai ajudar muito o progresso de Alagoas. Nosso interesse é que os recursos continuem no Estado e que sejam utilizados na geração de emprego e na economia”, destacou o presidente do Crea Fernando Dacal.
A iniciativa deve-se ao plenário do Conselho, que aprovou, por unanimidade, a propositura do conselheiro e coordenador da Câmara de Engenharia Civil, Marivaldo Coutinho.
Segundo o relatório,há indícios de que as obras nos trechos 3, já inaugurado, o 4 – ainda em construção -, e o 5, apenas licitado, tiveram valores estimados acima do preço real e por isso os recursos para a última etapa ficaram bloqueados.
Últimas notícias
Projeto de Cibele Moura vai transformar Igreja de São Bastião de Arapiraca em Patrimônio Imaterial
Fim de semana tem predomínio de sol, mas baixa umidade relativa do ar preocupa
Casa da Mulher Alagoana registra aumento de atendimentos e amplia proteção às vítimas
Jovem com câncer de testículo assistência oncológica no Hospital Metropolitano
Iluminação de Natal no Parque Massay-ó-k encanta maceioenses e turistas
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
