Conselho analisa relatórios do TCU sobre superfaturamento em obras do Canal do Sertão
Crea quer que dinheiro desviado seja retornado para a continuidade da construção

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) protocolou um ofício solicitando ao Tribunal de Contas da União que o órgão disponibilize cópias do relatório da auditoria realizada nas obras do Canal do Sertão, em Alagoas, para serem analisadas. Segundo a auditoria, os trechos 3, já inaugurado, 4, em construção e o 5, apenas licitado, foram superfaturados em mais R$ 100 milhões.
No encontro com o secretário de Controle Externo do órgão, Claudivan da Silva, o Conselho ainda sugeriu que, se realmente for constatada as supostas irregularidades, ao invés do recurso ser devolvido ao governo federal, ele possa ser reinserido na continuidade de uma das maiores obras hídricas do Nordeste, ofertando emprego e mais desenvolvimento para Alagoas.
“Recentemente o Crea Alagoas aderiu, junto a Federação Nacional da Engenharia, o movimento Engenharia Unida que incentiva a retomada do crescimento da economia brasileira. Assim, defendemos a busca de soluções para o desenvolvimento do Brasil e a devolução do valor utilizado na obra, não vai ajudar muito o progresso de Alagoas. Nosso interesse é que os recursos continuem no Estado e que sejam utilizados na geração de emprego e na economia”, destacou o presidente do Crea Fernando Dacal.
A iniciativa deve-se ao plenário do Conselho, que aprovou, por unanimidade, a propositura do conselheiro e coordenador da Câmara de Engenharia Civil, Marivaldo Coutinho.
Segundo o relatório,há indícios de que as obras nos trechos 3, já inaugurado, o 4 – ainda em construção -, e o 5, apenas licitado, tiveram valores estimados acima do preço real e por isso os recursos para a última etapa ficaram bloqueados.
Últimas notícias

Estado de Alagoas registra, junto com RJ, o menor crescimento populacional do país

Homem é flagrado com pinos de cocaína em bar de Porto Calvo

Na Ilha do Ferro, FPI do Rio São Francisco constata melhoria na qualidade da água para consumo humano

Influenciador Hytalo Santos e marido são transferidos para a Paraíba

Alagoas registra mais de três mil empregos com carteira assinada em julho

Proprietários de clínica de reabilitação são indiciados por maus-tratos e estupro de vulnerável
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
