"O clima está tenso", afirma Juíza, que pede reforço policial para municípios nas eleições

Com esse argumento, a juíza Marina Gurgel da Costa, da 29ª Zona Eleitoral, que engloba os municípios de Batalha, Jacaré dos Homens e Belo Monte, solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) o envio de tropas federais para a região antes e durante as eleições de 02 de outubro, alegando que o clime nos municípios "está muito tenso". Ela justifica que a localidade não possui suporte suficiente de efetivo das polícias Civil e Militar.
Na solicitação, a juíza Marina Gurgel da Costa salienta ainda que a presença do Exército na 29ª Zona Eleitoral é de fundamental importância para a prevenção dos crimes eleitorais e para assegurar o regular andamento do processo eleitoral.
“A comarca de Batalha, já conhecida no Estado pelos intensos e históricos embates políticos, muitos deles com manchas de sangue, sempre contou com o auxílio do Exército durante as Eleições, como forma de se garantir a ordem pública e o bom trabalho durante as eleições. E esse quadro continua inalterado até hoje”, afirmou a magistrada.
No documento encaminhado à Presidência do TRE/AL, a juíza eleitoral narra que famílias conhecidas na região como inimigas declaradas costumam ser extremamente violentas e portar armas de fogo. “A verdade é que o clima está muito tenso. Sinto que os eleitores estão acuados e sem liberdade para expressar suas ideias e preferências, comprometendo o exercício pleno e independente do direito ao voto”, enfatiza.
Para evidenciar o clima na região, a magistrada ainda narra que tem observado “diversas pessoas – de Batalha, Jacaré dos Homens e Belo Monte – transitando armadas pelas vias públicas em pleno dia, sem qualquer porte, fruto de uma cultura já antiga, o que vem causando intensa inquietação e insegurança na população local. E, no período eleitoral, o risco de um confronto direto entre partidos rivais é certo, com grandes chances de resultarem em mortes”.
O pedido será analisado pelo Pleno do TRE/AL e, caso os desembargadores eleitorais alagoanos julguem o pleito justo, o pedido será enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que autoriza ou não o envio das tropas.
Últimas notícias

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste

Polícia flagra adolescente de 14 anos pilotando motocicleta em Colônia Leopoldina

Vereador Leonardo Dias discute inclusão de crianças com TEA em escolas de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
