"O clima está tenso", afirma Juíza, que pede reforço policial para municípios nas eleições
Com esse argumento, a juíza Marina Gurgel da Costa, da 29ª Zona Eleitoral, que engloba os municípios de Batalha, Jacaré dos Homens e Belo Monte, solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) o envio de tropas federais para a região antes e durante as eleições de 02 de outubro, alegando que o clime nos municípios "está muito tenso". Ela justifica que a localidade não possui suporte suficiente de efetivo das polícias Civil e Militar.
Na solicitação, a juíza Marina Gurgel da Costa salienta ainda que a presença do Exército na 29ª Zona Eleitoral é de fundamental importância para a prevenção dos crimes eleitorais e para assegurar o regular andamento do processo eleitoral.
“A comarca de Batalha, já conhecida no Estado pelos intensos e históricos embates políticos, muitos deles com manchas de sangue, sempre contou com o auxílio do Exército durante as Eleições, como forma de se garantir a ordem pública e o bom trabalho durante as eleições. E esse quadro continua inalterado até hoje”, afirmou a magistrada.
No documento encaminhado à Presidência do TRE/AL, a juíza eleitoral narra que famílias conhecidas na região como inimigas declaradas costumam ser extremamente violentas e portar armas de fogo. “A verdade é que o clima está muito tenso. Sinto que os eleitores estão acuados e sem liberdade para expressar suas ideias e preferências, comprometendo o exercício pleno e independente do direito ao voto”, enfatiza.
Para evidenciar o clima na região, a magistrada ainda narra que tem observado “diversas pessoas – de Batalha, Jacaré dos Homens e Belo Monte – transitando armadas pelas vias públicas em pleno dia, sem qualquer porte, fruto de uma cultura já antiga, o que vem causando intensa inquietação e insegurança na população local. E, no período eleitoral, o risco de um confronto direto entre partidos rivais é certo, com grandes chances de resultarem em mortes”.
O pedido será analisado pelo Pleno do TRE/AL e, caso os desembargadores eleitorais alagoanos julguem o pleito justo, o pedido será enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que autoriza ou não o envio das tropas.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
