Maceió

Pedido de vistas suspende julgamento de Cícero Almeida no Tribunal de Contas

Relator do processo apontou diversas irregularidades contidas nos documentos apresentados

Por 7 Segundos 01/09/2016 16h04
Pedido de vistas suspende julgamento de Cícero Almeida no Tribunal de Contas
Prefeito Cícero Almeida

O Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE) retomou nesta quinta-feira (1º) o julgamento das contas de Cícero Almeida (PMDB), ex-prefeito de Maceió e atual candidato a prefeitura da cidade. Um pedido de vistas acabou suspendendo para próxima sessão a continuidade da análise do processo. Anselmo Brito, relator e conelheiro da ação, votou pela reprovação das contas do deputado, após encontrar diversas irregularidades nos documentos.

Anselmo Brito afirmou que sua decisão veio a partir de diversas irregularidades encontradas nos documentos, como por exemplo, a falta de documentos para comparar com os dados das secretarias municipais, a utilização indevida de verbas oriundas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o descumprimento do limite de gastos em áreas da saúde e educação.

Dos R$ 48,5 milhões liberados pelo BID para combater à pobreza, apenas R$ 1,5 milhão foi destinado. O restante foi destinado em campanhas publicitárias e para pagamentos da Previdência. "O dinheiro do BID deveria teria sido empregado apenas em ações de combate à pobreza, mas o montante também sendo acabou utilizado em pagamentos relativos à Previdência e em campanhas publicitárias encabeçadas pela Secretaria Municipal de Comunicação, entre outras coisas", afirmou o relator.

O julgamento deverá ser retomado dentro do prazo regimental com o voto dos demais conselheiros.