Pacientes com câncer voltam a ficar sem atendimento por falta de pagamento
Na manhã desta segunda-feira (2), os pacientes que realizam atendimento no setor de quimioterapia e radioterapia do Hospital Chama, em Arapiraca, foram surpreendidos com a notícia de que o serviço havia sido suspenso. A justificativa da direção do hospital para a suspensão do tratamento é a falta do repasse dos recursos por parte do município.
Maria Conceição da Silva percorreu 104 km de Palestina, no Alto Sertão de Alagoas, até Arapiraca com o pai, um idoso de 80 anos, para fazer o tratamento contra o câncer. Ao chegar no hospital recebeu a ingrata notícia.
“Não foi dada nenhuma comunicação prévia e a gente se sente humilhado. Vir de tão longe e o meu pai não pode ficar sem o tratamento.
José Pedro da Silva acompanha a esposa que faz tratamento quimioterápico e afirma que essa mesma situação ocorreu há quinze dias. “Nós chegamos aqui e a direção do hospital afirmou que o tratamento estava suspenso porque o município não repassou o valor dos recursos”, revelou.
José Pedro disse que alguns parentes de pacientes foram até à Secretaria Municipal de Saúde e, após exigir explicação sobre o que estava acontecendo receberam a informação que podiam retornar ao Hospital Chama e realizar o tratamento.
Na manhã desta segunda (5), a situação volta a acontecer e eles ficaram decepcionados pois além de atrapalhar a sequência das sessões de quimioterapia, a suspensão do tratamento abala a autoestima dos pacientes.
A assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Arapiraca informou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não repassou o pagamento para o Hospital Chama porque houve um atraso no repasse da verba por parte da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Mas que já está havendo um entendimento no sentido de resolver o problema.
Já a assessoria de comunicação da Sesau, enviou uma nota de esclarecimento informando que o repasse referente ao mês de agosto já foi realizado. Cabe agora, segundo a nota, que a prefeitura de Arapiraca, faça a transferência para o hospital, já que a saúde é municipalizada e a contratualização do serviço de oncologia é realizada entre a unidade hospitalar e o município.
Últimas notícias
Governo inaugura centro de atendimento a crianças e adolescentes vítimas e testemunhas de violência
Zona de guerra: Criminosos usam drones para lançar bombas contra policiais no Rio de Janeiro
Youtuber condenado viralizou com pegadinhas de duplo sentido
Óleo diesel na pista provoca acidentes próximo ao Mercado do Artesanato de Arapiraca
IML libera corpo de piloto australiano morto em queda de avião com drogas em Coruripe
Homem é encontrado morto com sinais de agressão em terreno na Ponta da Terra, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
