Pacientes com câncer voltam a ficar sem atendimento por falta de pagamento
Na manhã desta segunda-feira (2), os pacientes que realizam atendimento no setor de quimioterapia e radioterapia do Hospital Chama, em Arapiraca, foram surpreendidos com a notícia de que o serviço havia sido suspenso. A justificativa da direção do hospital para a suspensão do tratamento é a falta do repasse dos recursos por parte do município.
Maria Conceição da Silva percorreu 104 km de Palestina, no Alto Sertão de Alagoas, até Arapiraca com o pai, um idoso de 80 anos, para fazer o tratamento contra o câncer. Ao chegar no hospital recebeu a ingrata notícia.
“Não foi dada nenhuma comunicação prévia e a gente se sente humilhado. Vir de tão longe e o meu pai não pode ficar sem o tratamento.
José Pedro da Silva acompanha a esposa que faz tratamento quimioterápico e afirma que essa mesma situação ocorreu há quinze dias. “Nós chegamos aqui e a direção do hospital afirmou que o tratamento estava suspenso porque o município não repassou o valor dos recursos”, revelou.
José Pedro disse que alguns parentes de pacientes foram até à Secretaria Municipal de Saúde e, após exigir explicação sobre o que estava acontecendo receberam a informação que podiam retornar ao Hospital Chama e realizar o tratamento.
Na manhã desta segunda (5), a situação volta a acontecer e eles ficaram decepcionados pois além de atrapalhar a sequência das sessões de quimioterapia, a suspensão do tratamento abala a autoestima dos pacientes.
A assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Arapiraca informou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não repassou o pagamento para o Hospital Chama porque houve um atraso no repasse da verba por parte da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Mas que já está havendo um entendimento no sentido de resolver o problema.
Já a assessoria de comunicação da Sesau, enviou uma nota de esclarecimento informando que o repasse referente ao mês de agosto já foi realizado. Cabe agora, segundo a nota, que a prefeitura de Arapiraca, faça a transferência para o hospital, já que a saúde é municipalizada e a contratualização do serviço de oncologia é realizada entre a unidade hospitalar e o município.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
