Pacientes com câncer voltam a ficar sem atendimento por falta de pagamento
Na manhã desta segunda-feira (2), os pacientes que realizam atendimento no setor de quimioterapia e radioterapia do Hospital Chama, em Arapiraca, foram surpreendidos com a notícia de que o serviço havia sido suspenso. A justificativa da direção do hospital para a suspensão do tratamento é a falta do repasse dos recursos por parte do município.
Maria Conceição da Silva percorreu 104 km de Palestina, no Alto Sertão de Alagoas, até Arapiraca com o pai, um idoso de 80 anos, para fazer o tratamento contra o câncer. Ao chegar no hospital recebeu a ingrata notícia.
“Não foi dada nenhuma comunicação prévia e a gente se sente humilhado. Vir de tão longe e o meu pai não pode ficar sem o tratamento.
José Pedro da Silva acompanha a esposa que faz tratamento quimioterápico e afirma que essa mesma situação ocorreu há quinze dias. “Nós chegamos aqui e a direção do hospital afirmou que o tratamento estava suspenso porque o município não repassou o valor dos recursos”, revelou.
José Pedro disse que alguns parentes de pacientes foram até à Secretaria Municipal de Saúde e, após exigir explicação sobre o que estava acontecendo receberam a informação que podiam retornar ao Hospital Chama e realizar o tratamento.
Na manhã desta segunda (5), a situação volta a acontecer e eles ficaram decepcionados pois além de atrapalhar a sequência das sessões de quimioterapia, a suspensão do tratamento abala a autoestima dos pacientes.
A assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de Arapiraca informou que a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não repassou o pagamento para o Hospital Chama porque houve um atraso no repasse da verba por parte da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). Mas que já está havendo um entendimento no sentido de resolver o problema.
Já a assessoria de comunicação da Sesau, enviou uma nota de esclarecimento informando que o repasse referente ao mês de agosto já foi realizado. Cabe agora, segundo a nota, que a prefeitura de Arapiraca, faça a transferência para o hospital, já que a saúde é municipalizada e a contratualização do serviço de oncologia é realizada entre a unidade hospitalar e o município.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
