Agreste

Secretária anuncia reforma no Hemoar, ampliação de leitos e serviços de oncologia

Por 7 Segundos 08/09/2016 11h11
Secretária  anuncia reforma no Hemoar, ampliação de leitos e serviços de oncologia
- Foto: Assessoria

A secretária estadual de Saúde, Rosâgela Wyszomirska, garantiu que as obras de reforma no Hemocentro de Arapiraca (Demora) devem ser iniciadas nos próximos quinze dias. A secretária esteve em Arapiraca na manhã desta quinta-feira (8) para cumprir agenda de atividades em várias unidades de saúde do município. 

A gestora estadual da saúde informou que a demora no início das obras ocorreu em função de não ter encontrado, em tempo hábil, um imóvel para a remoção dos técnicos e adaptação dos equipamentos em um outro local que atendesse às necessidades desse tipo de serviço. “Mas agora isso já foi resolvido e vamos iniciar as obras em breve”, afirmou a secretária.

Rosângela Wyszomirska disse ainda que a entrega da obra de reforma e ampliação do Hemoar deve acontecer até o final deste ano. “Acreditamos que no início de janeiro o o hemocentro de Arapiraca já deve estar funcionando na própria sede”, informou a secretária. No período de reforma o atendimento do hemocentro será realizado no prédio do Laboratório Municipal de Arapiraca, que fica ao lado do Demora.

Ampliação dos leitos e tomografia HEA

Ainda durante a entrevista, a secretária informou que a ampliação do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), que já está na fase conclusiva, vai garantir a oferta de 120 leitos.

Além disso será realizada até o final de novembro a reforma da sala de tomografia e o serviço de tomógrafo do HEA será retomado. “Além de atender a demanda do próprio hospital, vamos também ofertar o exame de tomografia para os hospitais da região”, revelou.

Rosângela Wyszomirska informou também que faz parte do projeto de expansão do HEA a ampliação de salas de cirurgia, implantação de unidades de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e de angioplastia primárias.

Plano para oncologia

A secretária informou que um novo serviço oncológico vai estar disponível a população do Agreste nos próximos meses. Desde o ano passado a equipe da Secretaria Estadual de Saude (Sesau ) estava trabalhando na elaboração de um plano que pudesse atender toda a rede deoncologia.

De acordo com Rosângela Wyszomirska os  convênios para essa fase do plano já foram assinados e o serviço será implantado brevemente para facilitar o acesso a quem precisa desse tipo de tratamento. 

“Vamos evitar que o paciente fica perambulando de um lado para o outro para realizar exames, biopsica, cirurgia e tratamento de quimioterapia e radioterapia" , finalizou.