Rogério Teófilo apresenta suas propostas para melhorar a saúde pública
A atual situação da saúde pública em Arapiraca tem deixado a população muitas vezes desassistida e o assunto se tornou prioridade para o candidato a prefeito de Arapiraca pelo PSDB, Rogério Teófilo.
Por onde passa em suas caminhadas, Rogério e sua vice, Fabiana Pessoa, ouve os anseios e reclamações dos moradores dos bairros e comunidades de Arapiraca, principalmente ligados à saúde pública.
E este foi o tema das duas edições desta quinta-feira (8) do guia eleitoral da coligação "Unidos por uma nova Arapiraca".
Boa parte das reclamações está ligada a falta de funcionamento de postos de saúde, ausência de médicos e de exames especializados.
"O posto de saúde daqui do (residencial) Nossa Senhora Aparecida começou a ser construído há um tempão, mas nunca foi finalizado. Falta acabamento e os funcionários da obra nunca mais apareceram", reclamou uma moradora.
Durante a gestão atual, a saúde foi bastante negligenciada. Médicos e agentes de endemias foram demitidos deixando usuários do SUS desassistidos, a falta de pagamento por parte da prefeitura fez com que o Hospital Chama suspendesse o atendimento de pacientes com câncer e problemas renais.
Além disso, houve também o fim do comitê de mortalidade materno-infantil e desde então as gestantes não tem mais acesso, em postos de saúde, a ultrassonografia, sulfato ferroso e exames de sangue.
O candidato apoiado pela atual gestora diz que pretende construir duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) em Arapiraca, mas não informou que na atual gestão os recursos federais para a construção das unidades chegaram, mas o dinheiro voltou por inoperância da administração pública.
"Eleger o candidato de Célia é dar continuidade a essas coisas que maltratam principalmente os pobres", disse Rogério Teófilo no seu guia eleitoral.
Propostas
Como já foi dito, investimentos em saúde são prioridades no Plano de Governo de Teófilo. Dentre suas propostas estão: atingir 100% de cobertura do Programa de Saúde da Família e garantir o controle social com a participação da população nas decisões de saúde pública.
Com relação ao número de consultas, Rogério pretende ampliar o número de atendimentos, de exames especializados com garantia de medicamentos e insumos no SUS com a valorização de todos os trabalhadores da saúde e a intersetorialidade, e ampliar a rede hospitalar com a criação de UPAs e garantir a condição do funcionamento dos existentes.
No próximo dia dois de outubro, está na mão do eleitor mudar o destino de Arapiraca pelos próximos quatro anos.