Novos protocolos fortalecem a segurança no Presídio do Agreste
Após coordenar uma importante operação para manter a ordem e disciplina no Presídio do Agreste, situado no município de Girau do Ponciano-AL, gestores da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) estiveram nesta terça-feira (13), na unidade, para intensificar a política de reintegração social. Durante a visita, foram estabelecidos novos procedimentos e mudanças em alguns protocolos que trarão mais seguranças para os servidores, internos e visitantes.
Além de alinhar as novas ações com os servidores penitenciários, os gestores da Seris estiveram reunidos com os reeducandos. Na ocasião, o secretário da Ressocialização, tenente-coronel PM Marcos Sérgio de Freitas, fez questão de lembrar que o Estado não admitirá a depredação do patrimônio público em hipótese alguma.
“Quem descumprir as regras será conduzido para Delegacia, onde responderá pelo crime praticado, antes de ser transferidos para algum presídio federal”, alertou o secretário.
O secretário enalteceu o apoio do Governo do Estado e o trabalho dos servidores. “O governador Renan Filho tem dado uma atenção especial para fortalecer as medidas de segurança e os servidores têm correspondido com um grande trabalho. Detectamos itens ilícitos no Agreste, prontamente, retiramos o material e já adotamos protocolos de segurança, como a substituição dos bancos de ferro por plástico e a intensificação das vistorias. O apenado deve respeitar o Estado e o Poder Judiciário”, explicou o tenente -coronel.
O chefe do Presídio do Agreste, Rodrigo Lima, comentou que os profissionais da unidade receberam as instruções e já estão intensificando as operações preventivas. “Desenvolvemos um trabalho constante e contínuo de para intervir diante de qualquer suspeita, com as novas diretrizes iremos intensificá-los. Para auxiliar nas ações temos um aliado importante, a tecnologia. Dispomos de bloqueador de celular, videomonitoramento, equipamentos de Raio X e, em breve, contaremos com obody scan, que também será utilizado nas revistas.
Presídio modelo
A unidade do Agreste é tida como referência em gestão penitenciária no País, em razão da qualidade dos serviços prestados, tecnologia empregada, organização e controle de informações. Há três anos em funcionamento dentro de um sistema de cogestão, envolvendo a Seris e Empresa Reviver, nunca foram registradas rebeliões. Para manter a ordem, a atual gestão tem adotado medidas disciplinares que seguem as diretrizes do Governo do Estado.
Para que as penas sejam cumpridas conforme prevê a lei, respeitando a dignidade do reeducando, a Seris tem investido nos servidores e firmado parcerias. Os agentes penitenciários passaram por qualificações na Escola Penitenciárias e dispõem de armamentos para intervenções. Caso seja necessário a Polícia Militar também dará suporte nas ações. Além disso, uma aeronave da Segurança Pública faz o policiamento ostensivo aéreo diariamente no Agreste.
Últimas notícias
Três vítimas de grave acidente de ônibus que saiu de Arapiraca seguem internadas em MG
Limpeza de aqueduto afeta abastecimento de água em bairros de Maceió na próxima quarta (4)
Ambulatório Trans da Sesau presta assistência humanizada para transexuais pelo SUS
Instituto de Identificação de Alagoas retoma emissão domiciliar da Carteira de Identidade Nacional
Paulo Dantas nega candidatura em 2026 durante inauguração de obras em União dos Palmares
Lula fará cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30)
Vídeos e noticias mais lidas
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
