Agreste

Tribunal Regional Eleitoral finaliza lacres de urnas em Limoeiro

Por 7 Segundos com assessoria 19/09/2016 21h09
Tribunal Regional Eleitoral finaliza lacres de urnas em Limoeiro
- Foto: Ilustração

A coligação "Mudança para o Bem", que tem como candidato a prefeito de Limoeiro de Anadia Arthur Albuquerque (PMDB) e Neguinho do Bereguedé (PTB) como vice-prefeito mandou um especialista em segurança eleitoral para acompanhar o sistema de preparação e lacre das urnas eleitorais nesta segunda-feira (19). Objetivo é garantir o processo eleitoral sem suspeitas de fraudes, como em eleições passadas. 

Todo procedimento pôde ser acompanhado por todos os fiscais de partido. No entanto, a preocupação do especialista eram as urnas que atendem as 55 sessões da cidade de Limoeiro de Anadia. Realizados, sob os cuidados da Chefe do Cartório da cidade, Niedjane Barbosa da Silva. 

“A população de Limoeiro de Anadia, se depender do sistema de urnas eletrônicas, pode ficar tranquila. Não existe a menor possibilidade de alguém ter violado ou adulterado qualquer uma das urnas. Todo trabalho pode ser acompanhado por fiscais e dirigido pela sra Niedjane, representante do Cartório de Limoeiro, pessoa extremamente profissional. Ela não só realizou os acompanhamentos e procedimentos de lacre de todas as urnas como foi atenciosa com todos os fiscais presentes”, disse o especialista em segurança Williamson Barbosa.

“Meses antes das eleições, o T.R.E. autoriza que profissionais possam se cadastrar para testar várias formas de invadir, alterar e reprogramar as urnas, em todo o Brasil. Até o momento, nenhum conseguiu. Nosso sistema de urna é considerado um dos mais seguros do mundo. Além disso, todos os partidos foram convidados a acompanhar os processos de gravação do sistema com os nomes e fotos dos candidatos e participar dos testes dos equipamentos e o lacre das urnas, que é feito em 5 lugares com assinatura do Juiz Eleitoral em todas as etiquetas. A maioria das reclamações das pessoas é que a foto do candidato está errada ou o número estava errado. Isso é impossível. Acontece, muitas vezes, as pessoas esquecerem de anotar e ordem de votação e a numeração do seu candidato e aperta números de forma equivocada”, informou o chefe do setor de segurança da informação do Cartório Eleitoral.

“Todo ano ouvimos denúncias e casos de prisão em flagrante. Claro, esse número é pequeno. São pessoas que querem prejudicar o sistema democrático. Relatos de tentativa de “ajuda” aos eleitores com dificuldades ou votação no lugar de pessoas que faltaram. A nossa recomendação aos responsáveis pela coligação Mudança para o Bem é que intensifiquem as fiscalizações em todas as sessões, principalmente, no dia da votação”, recomendou o especialista em segurança eleitoral.