Alagoas

Região do Agreste de Alagoas registra cerca de 90 acidentes de trânsito por mês

Por 7 Segundos 20/09/2016 06h06
Região do Agreste de Alagoas registra cerca de 90 acidentes de trânsito por mês
- Foto: Cortesia

Os números de acidentes de trânsito crescem em Alagoas. A Região do Agreste, registra mensalmente,  cerca de 90 acidentes de trânsito envolvendo carros e motos, segundo informações do Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran), do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM).

De acordo com o tenente Salatiel (veja entrevista completa no vídeo abaixo) os motivos são diversos, mas a imprudência dos condutores é a causa mais responsável pelos acidentes de trânsito. Ele afirmou que o Batalhão registrou cerca de 60 acidentes envolvendo carros e 30 acidentes ocorridos com motocicletas.

Tenente Salatiel informou à equipe do 7 Segundos que as lesões são mais frequentes com os condutores de motocicletas do que com os condutores de automóveis, uma vez que o motociclista cai da moto e sofre o impacto de uma colisão no próprio corpo.

"Os condutores precisam verificar as condições dos veículos como pneus, faróis, entre outros itens dos veículos", disse o tenente Salatiel, afirmando que "o número maior de acidentes é com carros, mas o maior número de lesões é com motociclistas.

Parceria pela educação

O Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran) trabalha em parceria com a prevenção de acidentes em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que realiza um trabalho educativo por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET).

O tenente Salientel recomenda que os condutores verifiquem sempre as condições do veículo e alerta para a ingestão de bebidas alcóolicas.

"É importante verificar as condições do veículo,se as luzes estão funcionando, o limpador de parabrisa e, principalmente se for dirigir não ingerir bebida alcóolica", recomendou Salatiel.

A fiscalização, segundo ele, é feita através de blitz em parceria com a SMTT pelo trabalho preventivo e de educação no trânsito.

"A blitz é um trabalho que algumas pessoas não gostem, mas é necessário porque a gente sempre visa a vida e é a nossa obrigação fazer a fiscalização através da blitz e observamos a habilitação do condutor e as condições do veículo", abordou ele.

Tenente Salatiel aconselhou para que as pessoas liguem para o 190 em qualquer situação de trânsito que ela venha se envolver.

Programa Viário para Motocicletas

De acordo com o Departamento de Educação para o Trânsito da SMTT de Arapiraca (DET/SMTT), a parceria entre Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPtran) existe o Programa de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), que envolvem também a Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros (CB).

O programa consiste em fazer o mapeamento da cidade em quatro pontos para facilitar o trabalho de prevenção de acidentes e realizar palestras em escolas e instituições da cidade.

Segundo o agente de trânsito e membro do DET, Carlos Alberto Peixoto, os quatro pontos de Arapiraca foram definidos com o grau de maior índice de acidentes nas regiões da Rodovia AL-220 (Avenida José Alexandre) na rotatória do Grupo Coringa com acesso à AL-115, a rodovia estadual AL-115 que dá acesso aos municípios de Lagoa da Canoa e Girau do Ponciano, bairro Brasília, especificamente a Rua Brasília e a região da Baixa Grande, Avenida Espedicionários Brasileiros.

"Nos trabalhos de prevenção que a gente faz os maiores problemas que encontramos são a falta de habilitação dos condutores e irregularidades no veículo", informou Carlos Alberto.

Frota de veículos

De acordo com o site oficila do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os dados registrados na segunda-feira (19), constam que Alagoas tem uma frota de 735.814 veículos registrados pelo Denatran. São 318.669 automóveis e 250.988 motocicletas.

Em Arapiraca, o Denantran registrou os seguintes números: uma frota de 91.815 veículos, sendo 28.601 automóveis e 36.007 motocicletas. A Capital do Agreste tem, neste caso, 7.406 motocicletas a mais que automóveis.

O curioso é que o Denatran registra em Arapiraca apenas 20 ciclomotores, ou seja, as famosas cinquentinhas. A Região do Agreste de Alagoas tem em média seis mil veículos desse porte.

As estatísticas apontam que o trânsito mata todos os dias no Brasil. É preciso frear esses números, que crescem mais que qualquer doença.

Assista a entrevista completa do tenente Salatiel feita pelo repórter Jônatas Pedro: