Região do Agreste de Alagoas registra cerca de 90 acidentes de trânsito por mês
Os números de acidentes de trânsito crescem em Alagoas. A Região do Agreste, registra mensalmente, cerca de 90 acidentes de trânsito envolvendo carros e motos, segundo informações do Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran), do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM).
De acordo com o tenente Salatiel (veja entrevista completa no vídeo abaixo) os motivos são diversos, mas a imprudência dos condutores é a causa mais responsável pelos acidentes de trânsito. Ele afirmou que o Batalhão registrou cerca de 60 acidentes envolvendo carros e 30 acidentes ocorridos com motocicletas.
Tenente Salatiel informou à equipe do 7 Segundos que as lesões são mais frequentes com os condutores de motocicletas do que com os condutores de automóveis, uma vez que o motociclista cai da moto e sofre o impacto de uma colisão no próprio corpo.
"Os condutores precisam verificar as condições dos veículos como pneus, faróis, entre outros itens dos veículos", disse o tenente Salatiel, afirmando que "o número maior de acidentes é com carros, mas o maior número de lesões é com motociclistas.
Parceria pela educação
O Batalhão de Policiamento de Trânsito (Bptran) trabalha em parceria com a prevenção de acidentes em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), que realiza um trabalho educativo por meio do Departamento de Educação para o Trânsito (DET).
O tenente Salientel recomenda que os condutores verifiquem sempre as condições do veículo e alerta para a ingestão de bebidas alcóolicas.
"É importante verificar as condições do veículo,se as luzes estão funcionando, o limpador de parabrisa e, principalmente se for dirigir não ingerir bebida alcóolica", recomendou Salatiel.
A fiscalização, segundo ele, é feita através de blitz em parceria com a SMTT pelo trabalho preventivo e de educação no trânsito.
"A blitz é um trabalho que algumas pessoas não gostem, mas é necessário porque a gente sempre visa a vida e é a nossa obrigação fazer a fiscalização através da blitz e observamos a habilitação do condutor e as condições do veículo", abordou ele.
Tenente Salatiel aconselhou para que as pessoas liguem para o 190 em qualquer situação de trânsito que ela venha se envolver.
Programa Viário para Motocicletas
De acordo com o Departamento de Educação para o Trânsito da SMTT de Arapiraca (DET/SMTT), a parceria entre Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e Batalhão de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar (BPtran) existe o Programa de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM), que envolvem também a Polícia Militar (PM) e o Corpo de Bombeiros (CB).
O programa consiste em fazer o mapeamento da cidade em quatro pontos para facilitar o trabalho de prevenção de acidentes e realizar palestras em escolas e instituições da cidade.
Segundo o agente de trânsito e membro do DET, Carlos Alberto Peixoto, os quatro pontos de Arapiraca foram definidos com o grau de maior índice de acidentes nas regiões da Rodovia AL-220 (Avenida José Alexandre) na rotatória do Grupo Coringa com acesso à AL-115, a rodovia estadual AL-115 que dá acesso aos municípios de Lagoa da Canoa e Girau do Ponciano, bairro Brasília, especificamente a Rua Brasília e a região da Baixa Grande, Avenida Espedicionários Brasileiros.
"Nos trabalhos de prevenção que a gente faz os maiores problemas que encontramos são a falta de habilitação dos condutores e irregularidades no veículo", informou Carlos Alberto.
Frota de veículos
De acordo com o site oficila do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os dados registrados na segunda-feira (19), constam que Alagoas tem uma frota de 735.814 veículos registrados pelo Denatran. São 318.669 automóveis e 250.988 motocicletas.
Em Arapiraca, o Denantran registrou os seguintes números: uma frota de 91.815 veículos, sendo 28.601 automóveis e 36.007 motocicletas. A Capital do Agreste tem, neste caso, 7.406 motocicletas a mais que automóveis.
O curioso é que o Denatran registra em Arapiraca apenas 20 ciclomotores, ou seja, as famosas cinquentinhas. A Região do Agreste de Alagoas tem em média seis mil veículos desse porte.
As estatísticas apontam que o trânsito mata todos os dias no Brasil. É preciso frear esses números, que crescem mais que qualquer doença.
Assista a entrevista completa do tenente Salatiel feita pelo repórter Jônatas Pedro:
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
