Arapiraca

Mulheres ganham dia especial no aniversário do Centro de Atendimento à Mulher

Por 7 Segundos 23/09/2016 15h03
Mulheres ganham dia especial no aniversário do Centro de Atendimento à Mulher
- Foto: Cortesia ao 7 Segundos

Há quatro anos foi fundado em Arapiraca o Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência (CRAMSV). Hoje (23), o grupo de apoio comemora o aniversário com uma ação de lazer às mulheres do Centro no Arapiraca Garden Shopping, em parceria com o CineSytem e a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.

O Centro de Referência foi criado com o objetivo de prestar assistência social, psicológica e jurídica às mulheres que sofrem todo o tipo de violência. 

Segundo a Secretária da Mulher, Hyseth Santos, já foram mais de 2.500 atendimentos realizados pela equipe multidisciplinar do órgão que é composto por assistente social, psicóloga e advogada, além de estagiárias e equipe de apoio. 

"É um trabalho de formigunha mas que vem dando resultados significativos na vida de muitas mulheres, o que demonstra a importância de termos um serviço como este, que já é referência no estado de Alagoas!", afirmou Hyseth Santos.

De acordo com a advogada e coordenadora do CRAMSV, Aline Daiane Silva, em quatro anos de atuação o Centro já mudou a realidade de centenas de mulheres vítimas de violência.

“O nosso papel é prestar todo acolhimento e atendimento para essas vítimas, dando todo o suporte que elas precisam para sair da situação de violência”, explica a coordenadora.

A ação de hoje foi promovida pelo grupo feminino “Bem-me-quer”, formado por mulheres que superaram as violências sofridas, e por aquelas que estão em processo de superação e que são acompanhadas pelo CRAMSV.

“O objetivo é fortalecer a autoestima e empoderar essas mulheres, para que elas percebam que podem tomar as rédeas da própria vida”, esclarece a advogada.

Elas foram levadas ao shopping para um passeio diferenciado, com um clima de amizade, solidariedade. Além disso, todas particparam de um almoço e, em seguida, de uma sessão de cinema.

“Muitas delas nunca foram ao shopping, nem ao cinema. Tudo é novo. Você vê a empolgação. A gente está redescobrindo pequenas coisas, que pra elas tem uma proporção gigante”, afirma Aline Silva.

Grupo Bem-me-Quer

No ano de 2013 foi criado o Grupo de Vivência Bem-me-Quer, assim denominado pelas próprias participantes. A proposta é fortalecer a auto-estima das mulheres que um dia foram agredidas e tiveram seus direitos violados, prestando todo o suporte necessário para que as mesmas se sintam empoderadas e possam recomeçar suas vidas.

Segundo Aline Daiane, a ação desenvolvida na tarde desta sexta-feira faz parte das atividades externas do grupo que está passando por uma reestruturação onde as próprias mulheres estão sendo incentivadas a tomar a frente na condução dos trabalhos.

"O Bem-me-Quer é a menina dos nossos olhos. Com iniciativas como estas, queremos despertar em todas as mulheres o desejo de dar um basta na violência e de primarem pelo bem-estar,
vivendo suas vidas de forma plena.

O Centro aconselha, que todas as mulheres que passam por situações de violência, sobretudo doméstica e familiar, que se dirijam ao CRAMSV, localizado na Rua Padre Jefferson de Carvalho, 198, no bairro Alto do Cruzeiro. Ou ligar para o número: 3521-5211, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. As mesmas informações servem para quem conhece alguma mulher em situação de vulnerabilidade.