Capital

Fernando Village fala em nomear pessoas da periferia em sua gestão durante Sabatina

Por 7 Segundos 28/09/2016 12h12
Fernando Village fala em nomear pessoas da periferia em sua gestão durante Sabatina
Fernando do Village foi o último sabatinado pela Radio Gazeta.

O candidato Fernando do Village (PMN) foi o último sabatinado pela Rádio Gazeta nesta quarta-feira (28). Durante o encontro, ele afirmou vir de família pobre, usuária do SUS e dos sistemas públicos, destacando a necessidade de nomear pessoas da periferia e "do povo", em todas as áreas de administração do município, caso seja eleito. Foram questionados temas sobre Meio Ambiente, Infraestrutura, transporte, lixo, educação, saúde e habitação. Todos os concorrentes à prefeitura de Maceió participaram da sabatina e responderam questões de interesse público.

O primeiro tema tratado na sabatina foi transporte, infraestrutura e trânsito. Village reconhece que o sistema de faixa azul, empregado pelo atual prefeito da cidade, Rui Palmeira (PSDB), tem resultado em maior velocidade no fluxo de transportes nas principais vias da capital, no entanto, o candidato considera que os benefícios precisam ser amplos. Ele destaca que a alternativa do governo vigente beneficiou somente os coletivos.

"Precisamos melhorar para o trabalhador que usa o ônibus, mas também quem tem carro pequeno. É preciso que se crie viadutos e novas vias. Não viadutos para homenagear empresários e sim que viabilize a locomoção", afirma o candidato.

Quanto a infraestrutura, Fernando do Village faz ressalvas às comunidades sem pavimentação. E reclama dos tempos de chuvas que diificultam os moradores, principalmente de bairros como Santa Lúcia, Benedito Bentes, Clima Bom e Village Campestre, de sairem de casa.

Ao ser questionado sobre como contemplar as grotas com projetos do governo municipal, visto que o acesso é dificultado pelo tráfico de drogas, Village considera que o estado deve ser maior que qualquer interferência. " Se uma gestão não consegue entrar nas grotas de um jeito, vai ter que entrar a força", afirma. 

Para o candidato, o prefeito tem que frequentar as grotas para entender e resolver os problemas locais. Ele critica a política que reduz os benefícios somente as escadarias na região.

"Hoje só se fala em escadaria, mas temos que levar às grotas esporte, lazer, cultura, sáude, cursos profissionalizantes. Se fala em escadaria, mas como fica os cadeirantes? A humanização das grotas tem que ser por completo. Pra que o povo se sinta respeitado", considera.

Habitação

Uma das principais críticas expostas pelo candidato do PMN foi o deslocamento de moradores para áreas distantes dos seus locais de trabalho. Ele exemplica a situação com o caso de pescadores retirados das regiões próximas às lagoas que foram transferidos para moradias longínquas.

"Se a pessoa vive da pesca e mora próximo a lagoa, por que eu vou coloca-lá longe deste local? É preciso ter um estudo técnico, para vê quem realmente é de terminada região para ganhar casas próximas ao local de trabalho".

Saúde Pública

Fernando do Village levantou uma denúncia quanto á marcação de exames e cirurgias no Pam Salgadinho. O candidato afirmou que há pessoas, chamadas por ele de atravessadoras, e ligadas aos funcionarios, que marcam e facilitam os procedimentos a alguns pacientes em detrimento de outros e recebem dinheiro por isso. Segundo ele, geralmente os beneficiários desta manipualação são pacientes do interior de Alagoas.

"Ao ser eleito, vou identificar quem são essas pessoas [atravessadoras] e acabar com isso. O que falta agora é fiscalização e coragem para acabar com essas ações", expõe o candidato.

Outro ponto questionado sobre o Posto de Atendimento Médico Salgadinho, é a alta demanda de atendimentos. A solução para ele, é promover mutirões nos bairros onde o número de pacientes é maior.

No que diz respeito à contrução ou não de novos hospitais, Village diz, que se eleito, o primeiro passo a fazer é um estudo técnico sobre os hospitais que já existem para identificar os principais problemas; sobre os hospitais que existem, mas não funcionam, para realizar projetos e viabilizar o funcionamento deles.

O Programa da Saúde da Família (PSF) também foi discutido na sabatina. Para Fernando, um dos maiores problemas que prejudica a eficácia deste programa é a dupla jornada  de profissionais, que trabalham tanto na capital como no interior do estado. "Muitos médicos são de Maceió, mas dão plantão em outros municípios. E por isso, deixam o serviço vago em Maceió, para cobrir no interior. Eles têm que cumprir os horários previstos aqui", afirma.

Durante sua gestão, ele diz que pretende viabilizar recursos para aumentar o efetivo dos profissionais que compõem o programa no município.

Quanto a distribuição de cargos de direção dos postos indicados por vereadores, Village afirma que tentará, por meio de projeto de leis, que os usuários e trabalhadores dos postos de saúde escolham a direção dos mesmos.

Meio Ambiente

No quesito Meio Ambiente, Fernando do Village considera que reunir restaurantes, donos de bares e hotéis, é uma saída, para que eles apresentem ideias e projetos quanto a solução de problemas estruturais e de Meio Ambiente em lugares como a orla de Maceió, onde possuem as famosas línguas negras.

A notificação dos agentes responsáveis por poluição também foi uma das alternativas apresentadas pelo candidato. Segundo ele, ao ser eleito, a prefeitura vai atuar junto aos órgãos ambientais para idenficar responsáveis e tomar providências necessárias para puní-los.

Lixo

Para a coleta seletiva de lixo, Village diz que vai fazer um trabalho educativo com a população. E para isso, vai utilizar as lideranças comunitárias. Outra ação é trabalhar na identificação dos terrenos abandonados e seus proprietários, para que seja realizado o serviço de limpeza.

Um terceiro ponto abordado foi o número de dias em que o carro do lixo deixa de passar nas ruas para recolhimento. "Os carros do lixo passam três dias apenas na semana. Os dias de sábado, domingo e segunda, eles não passam. É preciso diminuir essa distância. Tudo isso a partir de estudo técnico",

Educação

Fernando do Village também pensa em escola em tempo integral, assim como os demais candidatos, afirmando que pretende levar atividades de esporte e cultura para os alunos. Um dos pontos citados por ele, é o fato de crianças saírem muito cedo de casas em transporte escolar para as escolas longes dos bairros onde moram.

"Uma criança de 5 anos, acorda 5 horas da manhã e precisa ser transportada para a escola. Precisamos levar a escola à comunidade e não à comunidade à escola", diz e complementa: "área para construir tem, se não tiver, desapropria, mas algo tem que ser feito".

Em relação aos professores, o candidato bateu na tecla da valorização salarial e no diálogo constante com os servidores.