Taxistas não descartam possibilidade de manifestações com chegada do Uber

A notícia de que o Uber começa a operar nesta quinta-feira (6) em Maceió alertou a categoria de taxistas da capital que já se mobiliza para entrar com um ingresso na Justiça contra a prática e não descarta manifestações futuras.
O presidente do Sindicato dos Taxistas (Sinditáxi), Ubiraci Correia, afirma que a categoria já esperava pela chegada do aplicativo na capital e que por isso, antecipadamente, enviou um projeto à Câmara dos Vereadores, para probir o Uber em Maceió, que foi aprovado por unanimidade.
A prática é probida pela Lei Municipal nº 6552, de 2016. O presidente alega que a resistência da categoria contra a operação do Uber na capital ocorre devido a "concorrência desleal". Isso porque, a atividade não é regulamentada e nem fiscalizada.
"É o mesmo serviço que o taxista faz. Aplicativo, nós já tempos, mas a concorrência é desleal, porque eles não pagam impostos, nem são fiscalizados por órgãos, não têm regulamentação. É um clandestino que veio para se juntar com os que já existem" afirma o presidente.
De acordo com Ubiraci, há possibilidade de manifestação dos taxistas a qualquer momento. O Sindicato apoia os protestos. Tudo vai depender dos resultados percebidos após o início da operação do serviço.
A Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT), por meio de assessoria de imprensa, disse que o órgão vê o Uber como um aplicativo, e que portanto, não está ao alcance do município a fiscalização, visto que o serviço está atrelado à tecnologia.
"A SMTT visualiza o Uber como um aplicativo, atrelado não apenas à mobilidade, mas também à tecnologia. O órgão pretende fiscalizar os veículos que transportam os passageiros normalmente, assim como ocorre em veículos normais, como os de carga e passeio", informa.
O Uber sustenta o serviço baseado na Lei Federal nº 12587/2012 que garante transporte público e privado. Devido a isso, os municípios podem regulamentar as atividades nos dois âmbitos, mas não pode probibi-las.
Em grandes cidades como São Paulo, por exemplo, a prática é permitida pelo município e já funciona de forma regulamentada, embora embates entre Uber e taxistas tenham sido frequentes no estado.
Últimas notícias

Último vídeo de entregadora antes de morrer em acidente com caminhão comove Maceió

Presidente do Equador sofre tentativa de assassinato, diz governo

DMTT celebra formação pioneira com equipe própria e reforça compromisso com a segurança viária

Senadora Dra. Eudócia preside audiência sobre financiamento de pesquisas e terapias inovadoras contra o câncer

Deputado Fabio Costa vota a favor de isenção do Imposto de Renda para salários de até R$ 5 mil

Alfredo Gaspar tem projeto de segurança para táxis e apps aprovado
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
