Taxistas não descartam possibilidade de manifestações com chegada do Uber
A notícia de que o Uber começa a operar nesta quinta-feira (6) em Maceió alertou a categoria de taxistas da capital que já se mobiliza para entrar com um ingresso na Justiça contra a prática e não descarta manifestações futuras.
O presidente do Sindicato dos Taxistas (Sinditáxi), Ubiraci Correia, afirma que a categoria já esperava pela chegada do aplicativo na capital e que por isso, antecipadamente, enviou um projeto à Câmara dos Vereadores, para probir o Uber em Maceió, que foi aprovado por unanimidade.
A prática é probida pela Lei Municipal nº 6552, de 2016. O presidente alega que a resistência da categoria contra a operação do Uber na capital ocorre devido a "concorrência desleal". Isso porque, a atividade não é regulamentada e nem fiscalizada.
"É o mesmo serviço que o taxista faz. Aplicativo, nós já tempos, mas a concorrência é desleal, porque eles não pagam impostos, nem são fiscalizados por órgãos, não têm regulamentação. É um clandestino que veio para se juntar com os que já existem" afirma o presidente.
De acordo com Ubiraci, há possibilidade de manifestação dos taxistas a qualquer momento. O Sindicato apoia os protestos. Tudo vai depender dos resultados percebidos após o início da operação do serviço.
A Superintendência de Transporte e Trânsito (SMTT), por meio de assessoria de imprensa, disse que o órgão vê o Uber como um aplicativo, e que portanto, não está ao alcance do município a fiscalização, visto que o serviço está atrelado à tecnologia.
"A SMTT visualiza o Uber como um aplicativo, atrelado não apenas à mobilidade, mas também à tecnologia. O órgão pretende fiscalizar os veículos que transportam os passageiros normalmente, assim como ocorre em veículos normais, como os de carga e passeio", informa.
O Uber sustenta o serviço baseado na Lei Federal nº 12587/2012 que garante transporte público e privado. Devido a isso, os municípios podem regulamentar as atividades nos dois âmbitos, mas não pode probibi-las.
Em grandes cidades como São Paulo, por exemplo, a prática é permitida pelo município e já funciona de forma regulamentada, embora embates entre Uber e taxistas tenham sido frequentes no estado.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
