Agreste

Vingança motivou esquartejamento de homem em Girau do Ponciano, diz polícia

Grupo foi autuado por formação de quadrilha e homicídio qualificado; uma jovem está foragida

Por 7 Segundos 17/10/2016 17h05
Vingança motivou esquartejamento de homem em Girau do Ponciano, diz polícia
- Foto: Marcos Kromos/ 7 Segundos

Atualizada às 20:44

Com o encerramento das diligências, ocorrido no final da tarde do último domingo (16) em Maceió, a Secretaria de Segurança Pública (SSP/AL) apresentou na tarde de hoje (17), em coletiva à imprensa, detalhes sobre a investigação, prisões e apreensão de grupo que teria envolvimento no crime brutal, ocorrido no povoado Chã do Alecrim, localizado na zona rural da cidade de Girau do Ponciano, Agreste alagoano.

Segundo o secretário da SSP/AL, coronel Lima Júnior, os levantamentos iniciais apontam que a vítima, identificada como Genaldo Vieira dos Santos, de 46 anos, esquartejada no último dia 12 de outubro, foi morta por vingança. O grupo suspeito de matar Genaldo alegou que a vítima teria matado duas crianças sufocadas. Uma mulher de 19 anos, identificada por Thayse Nascimento Duarte, está foragida.

“Levantamentos iniciais apontam que o grupo agiu para fazer vingar a morte de crianças, mas pode ter sido, pela disputa por tráfico de drogas”, afirmou o delegado Gustavo Xavier.

Considerado bárbaro, pelo requinte de crueldade, o assassinato provocou o máximo empenho da polícia para uma elucidação rápida. O que foi alcançado neste domingo com a prisão de quatro pessoas e apreensão de uma menor. Os presos foram identificados por Romário dos Santos Silva, 26 anos, Eduardo Fernandes dos Santos, 30 anos e os irmãos Ubirajara da Silva Santos, 26 anos, e Brimax Silva Lisboa, 24 anos. A menor foi identificada pelas iniciais C.D.S., de 14 anos.

“Brimax não estava no local durante o crime, mas foi ele o responsável por realizar os levantamentos do cotidiano da vítima para planejar o sequestro e a morte”, disse o delegado Valdeks Pereira da Silva, da Gerência de Polícia Judiciária da Área 3 (GPJA 3).

Dois dos presos são do município de Propriá (SE), um do município alagoano de Olho D'Água das Flores. A menor que gravou o esquartejamento é de Girau do Ponciano e o taxista envolvido também no crime é de Arapiraca. 

O caso

O corpo de um homem foi encontrado na manhã da última quarta-feira (12), no povoado Chã do Alecrim, localizado na zona rural da cidade de Girau do Ponciano, Agreste alagoano.

A vítima foi identificada como sendo Genaldo dos Santos, de 46 anos e segundo informações, ele é de Arapiraca, do bairro Caictus. De acordo com informações da polícia, ele foi tirado da própria casa por volta das duas horas da madrugada desta quarta-feira e desapareceu. O corpo foi encontrado esquartejado as margens de uma estrada vicinal.

A equipe de reportagem do Portal 7 Segundos esteve e viu de perto a crueldade com a qual o homem foi assassinado. As mãos da vítima foram amarradas e o corpo apresenta vários cortes de facão na região das pernas, um corte profundo no tórax e a cabeça foi arrancada e colocada em um longo ferimento feito na barriga. Também foram arrancados o nariz e o pênis da vítima.

Segundo a família da vítima, na noite desta terça-feira (11), Genaldo e os parentes conversavam sobre a semelhança física entre ele e um homem que havia assassinado dois filhos em Pernambuco. E que a própria vítima havia comentado que iria evitar sair de casa para não ser confundido.