Policiais civis vão parar por 24 horas e governo divulga conquistas da categoria
Os policiais civis vão fazer uma greve de 24 horas, em todo o estado de Alagoas, começando às 8 horas da manhã desta quarta-feira (19) até as 8 horas da manhã da próxima quinta-feira (20). O Sindicato dos Policias Civis de Alagoas (Sindpol) está à frente da paralisação em todo o Estado.
Em Maceió, haverá um café da manhã e haverá uma assembleia geral na manhã da próxima sexta-feira (21). Já em Arapiraca, o vice-diretor jurídico do Sindpol, Ricardo Nazário, afirmou por telefone ao Portal 7 Segundos, que o sindicado também está se mobilizando para realizar um café da manhã com os agentes e escrivães da Capital do Agreste.
"Todas as delegacias de Alagoas vão parar nesta quarta-feira até a manhã de quinta. Apenas as ocorrências em flagrante é que serão feitas", afirmou Ricardo Nazário.
Os serviços como Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) e até mesmo um Boletim de Ocorrência Circunstanciado (BOC), que se refere à apreensão de menores não serão feitos pelos policiais civis. Os delegados não estão em greve, até poderão emitir essas ocorrências. Mas, a categoria acha pouco provável que isso ocorra, sengundo Ricardo Nazário.
Nota à imprensa
Na tarde desta terça-feira (18), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) divulgou nota sobre a rejeição dos policiais civis à proposta do governo e ressalta algumas conquistas da categoria na gestão do governador Renan Filho (PMDB). Veja, abaixo, o texto na íntegra:
A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), ressalta que, mesmo com a rejeição da proposta de reajuste salarial apresentada pelo Governo de Alagoas aos Policiais Civis de Alagoas, os avanços alcançados pelos policiais civis em pouco mais de um ano e oito meses de gestão Renan Filho foram significativos.
A última proposta, construída na Mesa de Negociação Permanente do Governo, entre a Seplag e o Sindicato dos Policiais Civis (Sindpol), foi, no entanto, rejeitada na tarde da última sexta-feira (14), durante a assembleia geral da categoria.
Acerca da paralização dos Policiais Civis, a Seplag ressalta que a categoria está em seu direito de paralisação, mas pontua que o canal de diálogo com os servidores continua aberto, uma vez que o histórico do Governo demonstra que Alagoas tem trabalhado no sentido de valorizar seus servidores públicos, ainda que o País e o Estado passem por um momento delicado.
Conquistas dos policiais civis na gestão de Renan Filho:
• O Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria foi igualmente construído em conjunto na Mesa de Negociação, assim como os policiais civis foram contemplados com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2015;
• A concessão das progressões e o pagamento de retroativos também foram outras conquistas cedidas aos policiais civis;
• Incrementos em subsídios, chegando a elevar em até 51% o salário de alguns servidores da categoria;
• De janeiro de 2015 a maio de 2016, a folha da categoria teve um acréscimo de mais de 25%;
• Além da possibilidade de convocação da reserva técnica da Polícia Civil.