Caravana da Ciência e Tecnologia reúne cerca de 10 mil pessoas em Alagoas
Um ônibus cheio de conhecimento nas malas, além de muita vida viva e respirações harmônicas nas cadeiras, todas em torno de um objetivo comum. A Caravana de Ciência e Tecnologia de Alagoas 2016, soube ensinar e soube viver, ser feliz, se divertir.
“Essa Caravana, que iniciou no evento de comemoração dos 25 anos da Usina Ciência, superou as expectativas. Quase dez mil pessoas participaram das oficinas realizadas nos municípios de Maceió, São Luis do Quitunde, Branquinha, Rio Largo e Palmeira dos Índios”, afirmou Lenilda Austrilino, coordenadora da Caravana em Alagoas.
As oficinas de dança tirando o fôlego das meninas, fazendo sonhar os meninos; o gerador de Van de Graaff eletrizando pelos e estimulando palmas; o Planetário e a viagem imagética dos astros; centenas de olhos nos telescópios apontados para Saturno, para Vênus. Até mesmo mirando as crateras da lua na praia de Tabuba, antes de pouso para, no outro dia cedinho, pegar a estrada.
Quase dez mil pessoas em cinco dias de caravana. A presença do coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Douglas Falcão. O apoio da mídia. Um sucesso. Acesse a página para ver as imagens https://www.facebook.com/caravanaciencia2016/?pnref=story.
Em São Luis do Quitunde a receptividade calorosa do professor Gin Santos, coordenador da Caravana no local- orientando, traçando o perfil do público- por vezes, arredio, mas sempre intenso. A presença de alguns alunos que ficaram do início até o fim da Caravana na cidade, percorrendo as oficinas, conversando com os coordenadores cativando, emocionando. Em Branquinha a prefeita Ana Renata da Purificação participou ativamente das atividades.
Desde a eletrização de seus cabelos no gerador de Van de Graaff até a última sessão do planetário. Foi uma das últimas participantes a ir embora da escola municipal que ela mesma construiu após a cheia de 2010 – uma escola espetacular, a Demócrito José.
Em Rio Largo, a presença do coordenador nacional da semana Douglas Falcão, vindo a Maceió especialmente para a Caravana deu o tom da credibilidade do evento, em Brasília. Escola cheia, com a presença de Rosane Vilela e Francisco Passos, da Famed.
Em Palmeira dos Índios, o evento foi marcado pela profusão de público. É que vários colégios foram contatados e muitos ônibus aportaram no instituto. Parecia não acabar mais. A apresentação das atividades de Física aconteceu num auditório, dando grandiosidade aos experimentos.
O Coordenador local do evento, professor concursado do IFAL, Leonardo Vieira, que já tinha sido integrante de outras edições da Caravana, esteve presente em todos os momentos do projeto itinerante na cidade. O evento também contou com a receptividade calorosa da diretora do IFAL, Ana Quitéria. Isso é uma parte do todo. Lenilda Austrilino já se organiza para 2017. E o tema é matemática.
Últimas notícias
Jovem acusado de estupro é preso no Sertão de Alagoas
Papagaios-do-mangue e jabutis chegam a AL com missão de contribuir para refaunação e replantio de florestas
Cabo Bebeto aponta descaso na Sesau e revela racionamento de insulina
JHC supera Renan Filho em pesquisa para o governo de Alagoas; veja os números
Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Palmeira dos Índios
Mulher é presa por tentar matar irmã com tesoura após bebedeira em Maribondo
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
