Presidente da CNM recomenda que gestores façam fundo de reserva dos municípios

Após orientações jurídicas, os gestores que participam nesta terça-feira, 25 de outubro, do segundo dia de evento Seminário Novos Gestores receberam sugestões para uma boa gestão. As dicas foram sugeridas pelo presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski.
Fazer uma reserva para o último ano de mandato foi a primeira consideração do representante municipalista: “Faça um fundo de reserva. Tem prefeitos, por exemplo, que arrecadam muito pouco com o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e eles fazem uma reserva desse valor, ao final de quatro anos o recurso servirá para investir de volta no Município”, esclareceu.
Durante a apresentação do Ziulkoski, foram mostrados nos telões da plenária alguns vídeos de prefeitos que conseguiram fazer a reserva sugerida por ele. Os prefeitos relataram de que forma fizeram e utilizaram o recurso.
Outra sugestão do presidente da CNM foi que os prefeitos que estão assumindo em 2017 façam todas as compras para a prefeitura no modo pregão eletrônico. Segundo Ziulkoski, “se vocês não querem ter problemas com licitações façam às compras por pregão eletrônico, pois seguramente ele reduz em 80% a possibilidade de haver irregularidades no processo licitatório. Sem contar a economia nas contas municipais”, indicou.
Competências Municipais
“Não faça o que não é de sua competência. Sabemos que é complicado, mas o prefeito tem que evitar ao máximo executar ações que não são de sua responsabilidade”, alertou Ziulkoski.
Um exemplo dado pelo presidente foi que muitas vezes os Municípios cede funcionários ao Estado ou ao Judiciário e isso é responsabilidade e obrigação dos Estados.
Últimas notícias

Dupla é detida com tabletes de maconha na rodovia BR 101

Ronda no Bairro recupera motocicleta roubada e atua em caso de criança perdida

Inmet renova alerta de chuvas para 27 municípios de Alagoas, incluindo Maceió

Polícia Civil investiga morte de adolescente em intervenção policial em Palmeira dos Índios
Caso Ana Beatriz: Ifal suspende aulas e convoca atos contra violência de gênero

HGE registra mais de 300 atendimentos durante o Feriadão do Dia do Trabalhador
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
