Alagoas

Mais de 20 mil pessoas devem passar pelo principal cemitério de Arapiraca: o Pio XII

Por 7 Segundos 02/11/2016 14h02
Mais de 20 mil pessoas devem passar pelo principal cemitério de Arapiraca: o Pio XII
Cemitério Municipal de Arapiraca Pio XII - Foto: Reprodução / Josival Meneses / 7 Segundos

De acordo com a administração do Cemitério Municipal Pio XII, o principal e mais antigo de Arapiraca, no bairro Baixa Grande, a expectativa da administração é que mais de 20 mil pessoas visitem as sepulturas de familiares, amigos e conhecidos.

Desde as primeiras horas da manhã que os portões se abriram para receber os visitantes. Missas estão sendo celebradas durante todo o dia.

Reverenciar os mortos com orações é uma prática milenar da Igreja Católica e que é praticada por todos os povos de várias religiões.

As orações em nome de Deus fortalecem a saudade dos entes queridos que já se foram. Assim fez a dona de casa e pecuarista Marinita Lopes que chegou cedo ao Pio XII para assisitir à missa das 6h e visitar o túmulo do esposo e familiares.

"É uma tradição de família, de vida. Desde que menina que frequento este cemitério e venho aqui durante todo o ano, mas hoje é muito especial. Oro pelos que já se foram e agradeço a Deus por tudo que Ele faz por todos nós", disse ela.

Os portões do Pio XII ficarão abertos até às 18 horas desta quarta-feira. Assim como os outros 12 cemitérios municipais distribuídos pela cidade e na zona rural de Arapiraca.

Funcionário da adminstração do Cemitério Pio XII, Babilônio Carlos de Araújo, afirmou à equipe do Portal 7 Segundos que um levantamento cadastral está em fase de conclusão para saber quem são os donos dos túmulos e quem são as pessoas que estão sendo sepultadas no local.

Saudades

Dona Leonora foi com a família visitar o túmulo dos familiares e ainda sente muita saudade e dor no coração pela morte da irmã mais nova, que faleceu há nove meses.

"É uma dor muito grande a perda de familiares. Ainda hoje vou para o velório de um tio que mora na zona rural e será sepultado lá", disse Leonora.

Para Givanildo, que visitou o túmulo da família no Pio XII, o Dia de Finados, é uma data importante para todas as famílias.

"Essa data nos faz recordar a convivência com as pessoas que já se foram e nos aproxima das lembranças para mantermos o respeito com os nossos entes queridos que já morreram", afirmou Givanildo.

Assista ao vídeo da equipe do 7 Segundos em visita ao Cemitério Municipal Pio XII: