PRF realiza evento beneficente em prol de crianças em tratamento de câncer em AL
Evento aconteceu nesta quarta-feira (23), Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, no Hospital do Açúcar, em Maceió
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Alagoas realizou na manhã de hoje (23) na Casa da Criança - Hospital do Açúcar, em Maceió, um evento beneficente em prol das crianças em tratamento de câncer. A ação, que acontece em mais de 20 estados do Brasil, faz parte da Campanha “Policiais contra o Câncer Infantil”, uma iniciativa do órgão que tem o intuito de alertar as pessoas sobre os sinais e sintomas mais comuns do câncer infantojuvenil.
No local foi montada uma festa com direito a apresentações de princesas e super-heróis, pinturas faciais, lanches – previamente recomendados pela nutricionista que cuida dos pacientes, entregas de brindes para as crianças (como lenços ou bandanas de cabeça e almofadas com o mascote da campanha) e doações de alguns itens apontados como necessidades para o hospital.
Exposição de viaturas e a presença do PRFzinho também fizeram parte das atrações. Na oportunidade, as crianças, com autorização médica, puderam interagir com os policiais tirando fotos dentro ou fora das viaturas. Cerca de 100 pessoas participaram do evento, envolvendo crianças em tratamento e seus responsáveis, equipe do hospital e policiais voluntários.
Além do cunho festivo, o dia serviu também para chamar a atenção da sociedade e convocá-la a se doar mais. Os PRFs fizeram doação de sangue, cadastro para doação de medula óssea e também rasparam o cabelo como um gesto de apoio aos pacientes, que geralmente ficam carecas quando estão em tratamento. Todo o evento foi custeado por doações voluntárias dos policiais rodoviários federais do estado e também com apoio de parceiros que se juntaram ao órgão na campanha.
O local escolhido
O ambulatório de oncologia pediátrica do Hospital do Açúcar, mais conhecido como Casa da Criança, é uma referência no estado para tratamento em todos os tipos de tumores e leucemia, em convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS).
Construído em 2003, em parceria com a Associação dos Pais e Amigos Leucêmicos de Alagoas (Apala) e o Instituto Ronald Mc Donald, o ambulatório funciona em um prédio anexo às instalações da Unidade Hospitalar, com uma estrutura totalmente preparada e decorada para o acolhimento de crianças portadoras de câncer.
De onde surgiu a ideia
A escolha pela data 23 de novembro não foi por acaso. Este foi o dia instituído pela Lei nº 11.650/08 como o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, visando, dentre outras medidas, estimular ações educativas e promover eventos para fortalecer políticas de atenção integral às crianças com câncer e suas famílias. E foi esta lei que serviu de inspiração para a PRF desenvolver campanhas voltadas ao tema.
O projeto iniciou-se no Brasil em 2014, em Goiânia, a partir de iniciativa da Comissão de Direitos Humanos da PRF em Goiás. A ação foi realizada pela primeira vez, com apoio de centenas de policiais e com ampla divulgação na mídia nacional. Alguns meses depois a ação foi realizada em Itabuna, na Bahia, por iniciativa da Delegacia PRF daquela região.
No ano de 2015, 13 superintendências da PRF aderiram à campanha e realizaram eventos capitaneados pelas Comissões Regionais de Direitos Humanos. Este ano, espera-se que a ação seja desenvolvida em, no mínimo, 20 estados da federação, durante toda essa semana.
“A ideia foi não resumir o dia em entrega de bens materiais, mas transformá-lo em um ato de afeto e de doação do tempo do policial, do sorriso e da fé na cura desse pequenino ser que foi pego de surpresa ainda no início da vida. Nós tentamos levar um pouco de alegria pra eles mas acabamos recebendo muito mais de volta”, pontuou a PRF Bruna Mendes, presidente da Comissão de Direitos Humanos da PRF em Alagoas.