Para TCE/AL, governador quer "usurpar" vaga de conselheiro do órgão
Espaço é disputado pelo órgão e pelo poder executivo estadual, após aposentadoria de Luiz Toledo
O Tribunal de Justiça de Alagoas julga nesta terça-feira (29), o Mandado de Segurança impetrado pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon). O julgamento deverá decidir quem ficará com o cargo de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL). A vaga é disputada pelo Ministério Público de Contas (MPC) e pelo poder executivo estadual, após o conselheiro Luiz Eustáquio Toledo se aposentar.
De um lado, o TCE julga ser que o MPC é o responsável legal pela indicação à vaga em aberto. Assim, o governador Renan Filho recebeu em 22 de junho de 2015 a lista tríplice com os nomes dos procuradores de contas habilitados ao cargo. No entanto, de acordo com o TCE, o chefe do executivo até o momento insiste em “usurpar” a vaga que é do Ministério Público de Contas (MPC).
A alegação do TCE é de que o governador já havia preenchido os cargos que é do executivo estadual por direito. E que uma das vagas de conselheiro já fora ocupado por Otávio Lessa, indicado pelo governador. Além disso, o órgão destaca que o Tribunal de Justiça julgou que o Otávio Lessa de Geraldo Santos foi escolhido e indicado por Renan Filho.
O TCE/AL chama de “falaciosa” a alegação do governador Renan Filho, de que na Corte de Contas em Alagoas não há conselheiro de sua livre indicação. Para o TCE “o atual governador tenta emplacar uma pretensa segunda vaga de livre escolha com a tentativa de usurpar cadeira devida ao MPC”.
Para o procurador-geral do MPC/AL, Rafael Rodrigues de Alcântara, está claro que o governador Renan Filho tenta ultrapassar todos os limites para tomar para si a vaga que é constitucionalmente devida ao MP de Contas. “Se não bastassem as ofensas diretas à Constituição Federal e à súmula do Supremo Tribunal Federal, o governador levanta alegação ardilosa para tentar atropelar uma decisão judicial sacramentada pelo próprio TJ/AL em 2004”, enfatizou.
Últimas notícias
Pais que tatuaram filho de 1 ano para ganhar apartamento se pronunciam
'Pode me expulsar' diz irmã sobre exigência de noiva em casamento
Filha descobre verdade por trás das 'viagens de negócios' do pai
Adolescente de 14 anos é atacado por crocodilo durante pesca em praia
Para aplicar golpe, mulher forja gravidez, desaparecimento e até a morte dos bebês em Maceió
Prefeitura transfere o feriado do Dia do Servidor para a próxima sexta (31)
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
