Para TCE/AL, governador quer "usurpar" vaga de conselheiro do órgão
Espaço é disputado pelo órgão e pelo poder executivo estadual, após aposentadoria de Luiz Toledo

O Tribunal de Justiça de Alagoas julga nesta terça-feira (29), o Mandado de Segurança impetrado pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon). O julgamento deverá decidir quem ficará com o cargo de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE-AL). A vaga é disputada pelo Ministério Público de Contas (MPC) e pelo poder executivo estadual, após o conselheiro Luiz Eustáquio Toledo se aposentar.
De um lado, o TCE julga ser que o MPC é o responsável legal pela indicação à vaga em aberto. Assim, o governador Renan Filho recebeu em 22 de junho de 2015 a lista tríplice com os nomes dos procuradores de contas habilitados ao cargo. No entanto, de acordo com o TCE, o chefe do executivo até o momento insiste em “usurpar” a vaga que é do Ministério Público de Contas (MPC).
A alegação do TCE é de que o governador já havia preenchido os cargos que é do executivo estadual por direito. E que uma das vagas de conselheiro já fora ocupado por Otávio Lessa, indicado pelo governador. Além disso, o órgão destaca que o Tribunal de Justiça julgou que o Otávio Lessa de Geraldo Santos foi escolhido e indicado por Renan Filho.
O TCE/AL chama de “falaciosa” a alegação do governador Renan Filho, de que na Corte de Contas em Alagoas não há conselheiro de sua livre indicação. Para o TCE “o atual governador tenta emplacar uma pretensa segunda vaga de livre escolha com a tentativa de usurpar cadeira devida ao MPC”.
Para o procurador-geral do MPC/AL, Rafael Rodrigues de Alcântara, está claro que o governador Renan Filho tenta ultrapassar todos os limites para tomar para si a vaga que é constitucionalmente devida ao MP de Contas. “Se não bastassem as ofensas diretas à Constituição Federal e à súmula do Supremo Tribunal Federal, o governador levanta alegação ardilosa para tentar atropelar uma decisão judicial sacramentada pelo próprio TJ/AL em 2004”, enfatizou.
Últimas notícias
![[Vídeo] Motorista de Ford Fiesta é o único identificado em acidente que deixou quatro mortos na AL-115](https://img.7segundos.com.br/u_TPbWH9bnPqWWsB0xTMEaGp9tU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-03-30-at-185609.jpeg)
[Vídeo] Motorista de Ford Fiesta é o único identificado em acidente que deixou quatro mortos na AL-115

Polícia flagra falsa de guia de turismo em Maragogi

Benedito Bentes comemora 39 anos com festa grandiosa promovida pela Prefeitura de Maceió

Homem é preso após invadir casa da ex-companheira e ameaçá-la em Arapiraca

Medicamentos têm menor reajuste médio desde 2018

Incêndio de médias proporções atinge residência no Centro de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
