Benedito de Lira relata projeto que incentiva a produção de leite no País

O senador Benedito de Lira (PP-AL) apresentou, nesta quarta-feira (30), na Comissão de Agricultura do Senado Federal, um relatório favorável à aprovação do PLS 186/2015, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PMDB-PB), que favorece a pecuária leiteira no País.
Segundo o projeto, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado pela Lei 10.696, de 2 de julho de 2003, autoriza o Governo a comprar pelo menos 150 litros de leite por dia de cada produtor no âmbito do PAA.
Como se sabe, o PAA foi criado com a finalidade de incentivar a agricultura familiar, por meio de ações vinculadas à distribuição de produtos agropecuários para pessoas em situação de insegurança alimentar e à formação de estoques estratégicos.
Uma modificação na lei foi feita em 14 de outubro de 2011 para autorizar a Compra Direta, Incentivo à Produção e ao Consumo de Leite, ficando o limite de R$ 4.000,00, por semestre.
O senador Cássio Cunha Lima entendeu que esse limite de 4 mil reais desestimula o produtor, pois inviabiliza a ampliação da capacidade produtiva pelo simples fato de uma única boa vaca leiteira pode produzir a quantidade que atinge o limite estabelecido.
Em seu relatório, o senador Benedito de Lira defendeu o projeto de lei do senador Cassio Cunha Lima por entender a fixação de limites não pode ser feita por meio de valores monetários e, sim, de quantidades.
“Como esses valores não vêm sendo reajustados ano a ano, na prática o incentivo familiar vem sendo corroído pela inflação. Assim, o PLS 186 acerta ao prever o limite de aquisição do PAA-Leite, não em valores, mas em quantidade (150 litros de leite por dia). Fica garantido que a inflação não irá comprometer a magnitude do incentivo”, explicou o senador Benedito de Lira.
O senador Benedito de Lira comentou que o PLS tem grande significação para a Bacia Leiteira de Alagoas. Nos últimos anos, a pecuária leiteira alagoana, que já foi uma das mais pujantes do País, vinha perdendo competitividade em razão da falta de apoio do governo, dos custos dos insumos e do preço praticado no mercado.
“Acredito que o Senado Federal dá uma grande contribuição para aliviar o sufoco da pecuária leiteira deste País. Agora, vamos trabalhar para que a Câmara dos Deputados dê celeridade a esse projeto de grande importância econômica não só para o Nordeste como para todo o País”, afirmou Benedito de Lira.
O projeto foi aprovado por unanimidade dos membros da Comissão de Agricultura e tem caráter terminativo. Isso significa que será encaminhado para apreciação na Câmara dos Deputados e, se for aprovado, vai à sanção do presidente da República.
Últimas notícias

Morre Preta Gil, aos 50 anos, durante tratamento de câncer nos EUA

Torcedor cai no fosso do Estádio Rei Pelé

AGU quer apuração de movimentações financeiras antes do tarifaço

Idoso de 63 anos fica ferido após cair de moto em Jacaré dos Homens

Eduardo Bolsonaro ameaça Moraes e diz que vai tirá-lo do STF

Idoso de 88 anos desaparece no Santo Eduardo; família pede ajuda
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
