Calor excessivo aumenta casos de diarreia e outras doenças

O verão nem começou ainda, mas as altas temperaturas já estão bastante perceptíveis. O calor excessivo é uma das principais causas do aumento de casos de diarréia e de outras doenças.
As infecções intestinais são mais comuns desta época do ano. A explicação é a ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados, por conta do calor.
Segundo os especialistas, é nessa época do ano que as pessoas constumam comer em lugares de higiene questionável, como barraquinhas de praias, e beber água de origem duvidosa. Muitas vezes, o gelo servido em bebidas é feito com água contaminada. Em caso de diarreia, o soro caseiro pode ser uma solução. Mas se os sintomas continuarem, um médico deve ser procurado.
Doenças:
O calor excessivo também é responsável pela proliferação de outras doenças. O Portal 7 Segundos selecionou algumas dos principais problemas de saúde causados pelas altas temperaturas.
1. Conjuntivite:
Existem duas formas de conjuntivite, a viral e a bacteriana. Em todas, o sinal mais visivel é o mesmo: olhos vermelhos. Com o aumento da proliferação de bactérias no ar neste período do ano, o número de casos de conjuntivete também aumenta. Geralmente o tratamento é feito com colírio antibiótico, que só deve ser utilizado mediante recomendação médica.
2. Impinge:
O calor também torna mais suscetiveis as infecções fúngicas, principalmente em crianças. A mais comum é chamada popularmente de impinge e é bastante contagiosa. O tratamento é feito com antifúgico tópico e sistêmico, também com receita médica.
3. Pano branco:
Outra infecção fúngica na pele são os conhecidos panos brancos. São lesões claras do tamanho de lentilhas que aparecem geralmente nas costas, no pescoço e nos braços. Esse mal é causado pelo fungo que costuma fazer seu "quartel general" no couro cabeludo, mas envia seus esporos para outras partes do corpo. O tratamento é feito geralmente com xampu antifúngico e antifúngicos locais e sistêmicos.
4. Foliculite:
As foliculites aparecem mais em adultos e são causadas também pelo aumento do número de bactérias no ar. São pequenas espinhas que não saram e que ficam na emergência do pêlo e que geralmente aparecem no couro cabeludo ou na pele. Para curar são usados xampús anti-sépticos, anti-seborreicos e antibióticos locais e sitêmicos.
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
