Calor excessivo aumenta casos de diarreia e outras doenças
O verão nem começou ainda, mas as altas temperaturas já estão bastante perceptíveis. O calor excessivo é uma das principais causas do aumento de casos de diarréia e de outras doenças.
As infecções intestinais são mais comuns desta época do ano. A explicação é a ingestão de alimentos contaminados ou mal conservados, por conta do calor.
Segundo os especialistas, é nessa época do ano que as pessoas constumam comer em lugares de higiene questionável, como barraquinhas de praias, e beber água de origem duvidosa. Muitas vezes, o gelo servido em bebidas é feito com água contaminada. Em caso de diarreia, o soro caseiro pode ser uma solução. Mas se os sintomas continuarem, um médico deve ser procurado.
Doenças:
O calor excessivo também é responsável pela proliferação de outras doenças. O Portal 7 Segundos selecionou algumas dos principais problemas de saúde causados pelas altas temperaturas.
1. Conjuntivite:
Existem duas formas de conjuntivite, a viral e a bacteriana. Em todas, o sinal mais visivel é o mesmo: olhos vermelhos. Com o aumento da proliferação de bactérias no ar neste período do ano, o número de casos de conjuntivete também aumenta. Geralmente o tratamento é feito com colírio antibiótico, que só deve ser utilizado mediante recomendação médica.
2. Impinge:
O calor também torna mais suscetiveis as infecções fúngicas, principalmente em crianças. A mais comum é chamada popularmente de impinge e é bastante contagiosa. O tratamento é feito com antifúgico tópico e sistêmico, também com receita médica.
3. Pano branco:
Outra infecção fúngica na pele são os conhecidos panos brancos. São lesões claras do tamanho de lentilhas que aparecem geralmente nas costas, no pescoço e nos braços. Esse mal é causado pelo fungo que costuma fazer seu "quartel general" no couro cabeludo, mas envia seus esporos para outras partes do corpo. O tratamento é feito geralmente com xampu antifúngico e antifúngicos locais e sistêmicos.
4. Foliculite:
As foliculites aparecem mais em adultos e são causadas também pelo aumento do número de bactérias no ar. São pequenas espinhas que não saram e que ficam na emergência do pêlo e que geralmente aparecem no couro cabeludo ou na pele. Para curar são usados xampús anti-sépticos, anti-seborreicos e antibióticos locais e sitêmicos.