Alagoas

Voluntários pedem ajuda para salvar cães, vítimas de abandono e acidentes no Agreste

Por 7 Segundos 14/12/2016 17h05
Voluntários pedem ajuda para salvar cães, vítimas de abandono e acidentes no Agreste

Um grupo de voluntários se uniu para salvar cães abandonados, vítimas de acidentes e doenças nas ruas de Palmeira dos Índios, no Agreste de Alagoas, para salvá-los dos maus-tratos.

Para fortalecer as ações voluntárias, criou-se a Associação Protetora dos Animais de Palmeira dos Índios (APAPI), que atualmente está cuidando de três cachorros que foram abandonados e sofreram acidentes de trânsito.

O presidente da APAPI, Edvaldo Silva dos Santos, conhecido como Bil, conversou com o Portal 7 Segundos por telefone, na tarde desta quarta-feira (14), e afirmou que os voluntários estão cuidando de três cachorros com a ajuda de veterinários de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios.

"Somos um grupo pequeno que não temos recursos financeiros e estamos solicitando o apoio da população para cooperar com o nosso trabalho de salvar vidas de cães abandonados e gravemente feridos", afirmou Bil.

Ele disse que está com um cachorro que foi resgatado da rua depois de ser atropelado por um veículo com lesões graves. O cão está em observação e foi apelidado de 'Sortudo'.

"Este cachorro ficou gravemente ferido. No acidente ele quebrou a bacia, a coluna vertebral e uma pata. Estamos aguardando um veterinário de Maceió para fazer uma cirurgia nele", declarou Bil.

Situação dolorosa

O mais recente animal que está na mira da APAPI estava abandonado nas ruas de Palmeira dos Índios até o último sábado (10). Um cão adulto foi atropelado e há suspeita de que ele quebrou a mandíbula porque não pode se alimentar e está extremamente debilitado. O cachorro não consegue comer, beber nem dormir.

Por sorte, ele estava na rua em frente à casa da técnica de informática, Valéria Menezes, que buscou ajuda com os voluntários da APAPI e acolheu o cãozinho em sua residência, temporariamente, dando-lhe os cuidados necessários, mas não pode custear o tratamento dele sozinha.

"A situação deste cachorro é muito delicada. Eu achava que ele iria morrer na rua e decidi colocá-lo dentro de casa para começar a cuidar dele. Graças a Deus estamos tendo apoio dos voluntários, veterinários e esperando as pessoas contribuírem com doações financeiras para darmos continuidade ao tratamento", agradeceu Valéria Menezes.

Sobre a situação deste cachorro, o presidente da APAPI disse ao 7 Segundos que o animal apresenta um buraco na garganta, mas já está recebendo medicamento oral como vitaminas, mas precisa fazer um raio-x que só é feito em Arapiraca.

"A Valéria é a madrinha dele e vamos torcer para podermos levá-lo a Arapiraca para fazer o raio-x e saber o que podemos fazer para amenizar o sofrimento deste cachorro", afirmou Bil.

Redes sociais

Para adquirir mais adeptos e pessoas que contribuam com doações a associação tem sua página no Facebook, onde mostra também as ações e os cuidados dos animais adotados pelos voluntários.

Há compartilhamento de todos com os bichinhos de estimação e também dos animais que precisam de cuidados. Acompanhe a página por este link: https://www.facebook.com/ApapiPalmeiradosIndios/

Camisas e conta

A associação está fazendo camisas para vender e com o dinheiro arrecadado poder ajudar no tratamento dos animais que sofrem sem dono e sem lar.

Para ajudar a APAPI a manter o trabalho voluntário de ajuda aos cães abandonados e vítimas de acidentes e maus-tratos basta entrar em contato com o presidente da associação, Edvaldo Silva dos Santos, o Bil, pelo número (82) 9.9668-5859.

Para fazer depósito em qualquer quantia em dinheiro a APAPI disponibiliza uma conta da Caixa:

Agência: 0057
Operação: 003
Conta Corrente: 2524-6

O vídeo abaixo mostra um cãozinho que precisa de sua ajuda: