Agreste

Corte de gastos prejudica serviços essenciais em Arapiraca

15/12/2016 20h08

Mozart Luna

A correria para fechar as contas em Arapiraca para passar a administração dentro das normas exigidas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) está levando a prefeita Célia Rocha e sua equipe a reduzir e até mesmo cortar serviços essenciais. Entre eles estão a limpeza e iluminação pública, além de obras de reparos de vias de acesso. O esforço para tentar fazer caixa e pagar as contas que está causando prejuízos à comunidade neste final de ano.

Enquanto os servidores do quadro efetivo da saúde cobram o pagamento dos salários de dezembro, quando ainda o mês terminou, os servidores contratados e fornecedores vivem momentos de aflição. Muitos informaram que se não receberem vão a falência, gerando com isso desemprego.

Paralelamente a equipe de transição do prefeito Rogério Teófilo (PSDB) pressiona a atual administração para que pague todos os salários em atraso, além dos débitos com fornecedores, pois nenhum contrato da gestão de Célia Rocha será pago em 2017, se não houve recursos disponível em caixa.

A pressão tem sido grande sobre a secretaria de finanças de Arapiraca, ao ponto de muitos integrantes já demonstrarem desânimo e até a vontade de abandonar o barco, diante da falta de autonomia de ordenar os pagamentos de acordo com as prioridades e principalmente fluxo de caixa.