Aplicativos de bancos são convenientes e clientes utilizam serviços on-line de qualquer lugar
Agência bancária é sinônimo de filas quilométricas, superlotação e um calor infernal. Longe dessa tradicional situação, a tecnologia proporciona comodidade aos clientes virtuais que utilizam os aplicativos bancários.
Todos os bancos já disponibilizam aplicativos (Apps) com serviços administrativos que antes eram feitos apenas nas agências físicas, mas agora com um toque pelo celular ou smartphone é possível fazer as transações bancárias on-line.
De acordo com a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) em uma pesquisa realizada em 2015, o 'internet banking' era o canal que mais realiza operações no Brasil, com 37,5% do total. Em segundo lugar vinha o 'mobile banking' e por último e terceiro lugar os 'caixas eletrônicos'.
Os Apps já são os canais mais utilizados pelos clientes do Bradesco e Banco do Brasil. Para se ter ideia, ano passado o Bradesco tinha 7,6 milhões de clientes utilizando os serviços via internet, o que representa 38% dos serviços acessados por aplicativos.
Já o Banco do Brasil apresentou quase o dobro de clientes nos Apps, com 13 milhões de pessoas usufruindo dos serviços on-line, ou seja, 32% dos clientes do banco. O Itaú já tem mais de 6,8 milhões de clientes on-line, o Santander com 4 milhões e a Caixa com 4,1 milhões de clientes com App.
Esse crescimento de clientes utilizando os serviços bancários via internet está em fase de crescimento, de expansão. A Febraban considera a situação como "extraordinária" pela aceitação dos serviços em tão pouco tempo. Comodidade, segurança e conveniência são as razões de os clientes optarem cada vez mais pelos serviços on-line.
Ir a uma agência bancária é, praticamente, coisa do passado para o analista de sistemas Franklin Costa, de 33 anos, que utiliza os serviços bancários de casa, do trabalho e de onde estiver. Basta acioná-los no celular e fazer a operação desejada na palma da mão.
"Transferência de dinheiro e pagamento de contas são os serviços que eu mais faço on-line. Não vou a uma agência bancária há dez anos, desde que aderi aos serviços via internet", afirmou Franklin Costa.
Parece um exagero, mas ele disse ao Portal 7 Segundos que vez ou outra até vai a um 'caixa rápido' quando quer colocar algum dinheiro na carteira.
"Todo pagamento faço diretamente pelo cartão do banco, seja débito ou crédito. Então dificilmente eu utilizo dinheiro. Até camelô hoje em dia tem máquina de cartão de crédito. Dinheiro pra quê?", questionou Franklin Costa.