Lei que estabelece normas para concurso público é sancionada em Alagoas
A regulamentação dos editais para concurso público já é lei em Alagoas. De autoria do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB), o projeto foi sancionado pelo governo do Estado e pretende normatizar e tornar mais transparente a forma de seleção e ingresso por meio de concurso público, pela administração direta e indireta, autarquia e fundacional do Estado.
Com a nova lei, alguns pontos fundamentais se tornarão mais claros nos editais como, por exemplo, o direito à nomeação do aprovado em concurso, caso comprove-se de que a Administração contratou agentes temporários ou terceirizados para exercer funções do cargo anunciado no edital; o direito à candidata grávida somente realizar prova física após 120 dias do fim do período gestacional; e a proibição de concurso para a formação exclusiva de cadastro de reserva. “Esses são apenas três pontos importantes do projeto, que irá tornar as regras dos concursos mais claras e transparentes, dando proteção a quem presta esse tipo de seleção”, ressaltou o deputado.
Segundo Rodrigo Cunha, hoje as regras dos concursos, estabelecidas por editais,nem sempre são claras, deixando dúvidas e gerando discussões jurídicas, não dando ao candidato a segurança necessária. “Não existe uma regra própria para a realização de concursos no Estado. Tanto o Senado, quanto em outros estados, já estão regulamentando a elaboração do edital, que é muito importante para a população que presta concursos”, explicou o parlamentar.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
