Lei que estabelece normas para concurso público é sancionada em Alagoas

A regulamentação dos editais para concurso público já é lei em Alagoas. De autoria do deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB), o projeto foi sancionado pelo governo do Estado e pretende normatizar e tornar mais transparente a forma de seleção e ingresso por meio de concurso público, pela administração direta e indireta, autarquia e fundacional do Estado.
Com a nova lei, alguns pontos fundamentais se tornarão mais claros nos editais como, por exemplo, o direito à nomeação do aprovado em concurso, caso comprove-se de que a Administração contratou agentes temporários ou terceirizados para exercer funções do cargo anunciado no edital; o direito à candidata grávida somente realizar prova física após 120 dias do fim do período gestacional; e a proibição de concurso para a formação exclusiva de cadastro de reserva. “Esses são apenas três pontos importantes do projeto, que irá tornar as regras dos concursos mais claras e transparentes, dando proteção a quem presta esse tipo de seleção”, ressaltou o deputado.
Segundo Rodrigo Cunha, hoje as regras dos concursos, estabelecidas por editais,nem sempre são claras, deixando dúvidas e gerando discussões jurídicas, não dando ao candidato a segurança necessária. “Não existe uma regra própria para a realização de concursos no Estado. Tanto o Senado, quanto em outros estados, já estão regulamentando a elaboração do edital, que é muito importante para a população que presta concursos”, explicou o parlamentar.
Últimas notícias

Homem é assassinado com golpes de facão em São Sebastião
Condenado por roubo em Alagoas é preso tentando revalidar diploma de medicina no Paraná

Policiais descobrem laboratório de falsificação de bebidas no DF

Mulher morre e homem fica ferido após tentativa de assalto em Penedo

PM apreende 23 armas de fogo e quase 50 kg de drogas na última semana em Alagoas

“Corre, que é Terapêutico” ocorre nesta quinta (9) em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
