Brasil

Collor falta uma a cada três sessões; levantamento aponta senador como o mais ausente do ano

Por Congresso em Foco com 7 Segundos 09/01/2017 14h02
Collor falta uma a cada três sessões; levantamento aponta senador como o mais ausente do ano
Senador Collor - Foto: Reprodução/ Internet

Um levantamento feito pela Revista Congresso em Foco apontou que o senado, Fernando Collor (PTC-AL) foi o mais ausente do ano entre os senadores. As faltas excluem os casos motivados por problemas de saúde. De acordo com a publicação, o senador faltou uma a cada três sessões.

Veja a relação completa de flatas e presenças de cada senador aqui.

Das 91 reuniões de que deveria participar até o início de dezembro, Collor faltou a 30. Dessas, 25 foram justificadas por ele, todas para realizar alguma atividade parlamentar. Esse tipo de explicação é a mais comum entre as usadas pelos senadores para escapar do desconto no salário, previsto para quem faltar sem justificativa.

Na prática, a atividade parlamentar pode ser qualquer coisa que o congressista fizer em Brasília, no seu estado ou no exterior.

O levantamento considerou as 91 sessões deliberativas realizadas entre o início de fevereiro e 8 de dezembro. Depois dessa data, o Senado realizou outras duas reuniões reservadas a votação, mas os dados não estavam disponíveis até o fechamento da reportagem.

Ao todo, nas 91 sessões contabilizadas, os senadores acumularam 883 faltas, o que representa um índice de 14%, percentual equivalente ao contabilizado em 2015. Dessas, 656 foram justificadas – ou seja, de 74%, apenas 2% a menos que no ano anterior. As outras 232 não tiveram qualquer tipo de explicação dos parlamentares.