Prefeitura e Defensoria Pública discutem melhorias no abastecimento das UBSs

Na manhã desta quarta-feira (11), a secretária Municipal de Saúde (SMS), Aurélia Fernandes, se reuniu com membros da Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) para discutir melhorias no abastecimento de medicamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a proposta de reativação do Termo de Cooperação Mútua no município.
O plano inicial é o de levar medicamentos para as UBSs que, atualmente, encontram-se sem o estoque necessário para atender os usuários que necessitam desses remédios.
A priori, os defensores realizarão visitas em loco nas unidades de saúde, a fim de realizar uma triagem sobre as principais necessidades e, com isso, levar essa informação diretamente à secretaria para que, desta forma, seja avaliada a proposta de reativação do Termo de Coooperação Mútua entre a DPE/AL e a SMS do município, que visa a prevenção de ações judiciais.
De acordo com a secretária Aurélia Fernandes, há sete anos, na sua primeira gestão a frente da SMS, houve uma redução de 70% nos processos judiciais – comprovado em estatísicas e apresentado em Congresso Internacional – referentes a compra de medicamentos, o que contribuiu para uma maior arrecadação de recursos para o abastecimento às farmácias básicas do município.
Ainda segundo ela, a proposta é reativar esse termo junto a Defensoria Pública e, com isso, evitar a compra desses medicamentos para apenas um paciente, mas para uma totalidade, priorizando o atendimento de toda a população.
O Termo
Antes do paciente e o juiz iniciarem a judicialização, eles se encaminhavam à Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) e os defensores enviavam um ofício à assistência farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), consultando a disponibilidade do medicamento. Caso ele fosse do elenco municipal, ou se tivesse um similar na rede, a responsável entraria em contato com prescritor do remédio para que se fosse vista a possibilidade de não fazer virar uma ordem judicial.
Então o medicamento era encaminhado para a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e com isso era evitado a ordem judicial e a SMS ficaria com mais recurso disponível para abastecer a farmácia básica do município, com isso era evitado que se fosse feito a compra para um só paciente, mas sim para uma totalidade.
A proposta visa ainda que as UBSs fiquem reabastecidas e que haja a racionalização do recurso próprio da Saúde do município que não tem verba federal específica para isso, priorizando o atendimento à população como um todo e aos pacientes que necessitam realmente de judicialização.
Últimas notícias

Prefeita Ceci cobra justiça e reforça a luta contra o feminicídio em Alagoas

Suspeito confessa morte de jovem e bebê, mas corpo da criança ainda não foi encontrado

Polícia Civil prende suspeito de estupro e furtos de hidrômetros em Estrela de AL

Moradores denunciam maus-tratos a cavalo e acúmulo de lixo no Benedito Bentes

Consulta pública sobre CNH acessível bate recorde com mais de 30 mil participantes

Paulo Dantas anuncia mais de meio bilhão em investimentos para Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto

Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg)
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'

Colégio Santa Cecília esclarece denúncia sobre telhado caindo na unidade em Arapiraca
