Aeronáutica aponta que piloto teve desorientação em acidente com Teori
Os técnicos analisaram nesta terça-feira (24) o áudio do gravador da cabine do avião bimotor que caiu e matou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator da Operação Lava Jato, na última quinta-feira (19), em Paraty, no Rio de Janeiro. As investigações preliminares da Aeronática apontam que houve uma desorientação espacial do piloto Osmar Rodrigues. A conclusão final, porém, vai depender ainda da perícia técnica da aeronave, um King Air C90, sobretudo da análise dos dois motores.
De acordo com a avaliação do Centro de Investigação e Prevenção de Acidente Aeronáticos (Cenipa), até o momento, a desorientação do piloto é a única hipótese em discussão para explicar a causa do acidente. Esse acontecimento ocorre, por exemplo, quando o piloto perde a noção da aeronave em relação ao solo.
As primeiras investigações ainda indicam que, antes da queda, o bimotor sobrevoava entre um teto de 150 a 200 pés (40 a 60 metros) - altitude próxima ao mar de Paraty. Segundo avaliação de um técnico, o piloto 'ciscava' na tentativa de encontrar uma brecha para pousar no aeródromo da cidade.
Piloto menciona chuva e não relata falhas
Segundo peritos da aeronáutica, a gravação do áudio do avião que levava o ministro Teori indica que não houve relatos de problemas na aeronave antes do acidente. A análise preliminar dos dados não aponta qualquer anormalidade nos sistemas da aeronave, segundo o Cenipa.
Os registro da cabine apontam que o piloto Osmar Rodrigues conversou com outros pilotos que voavam na região. Em um dos diálogos, Osmar relata que vai esperar a chuva diminuir antes de pousar. Pouco depois, a gravação é interrompida, segundo análise preliminar.
Ainda de acordo com a publicação, na avaliação dos técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa), o piloto pode ter perdido o controle da aeronave, levando ao choque com a água. Porém, o áudio não explica muito bem o que aconteceu.
Na noite dessa segunda-feira, a Aeronáutica confirmou que os técnicos conseguiram ouvir o conteúdo das gravações da cabine do avião, mas as informações não foram divulgadas, já que a Justiça Federal decretou sigilo sobre as investigações.
O aparelho foi danificado ao entrar em contato com a água, mas os danos não foram tão graves a ponto de impedir as investigações e os técnicos conseguiram recuperar os últimos 30 minutos de conversa na cabine do avião.
Nesta terça-feira, 24, a Polícia Federal e o Ministério Público Federal vão ouvir depoimentos de testemunhas que viram o Beechcraft King Air C90GT, prefixo PR-SOM, mergulhar na água perto da Ilha Rasa, no início da tarde do dia 19, em meio a uma tempestade.
Algumas pessoas relataram ter visto fumaça saindo do aparelho, o que não foi confirmado por outras. Muitas recordaram que as condições de visibilidade eram muito ruins. Todas as investigações ficarão a cargo das autoridades federais.
Depoimentos que tenham sido prestados à Polícia Civil do Rio, que também abriu inquérito por determinação do Ministério Público Estadual, deverão ser encaminhados ao inquérito conduzido pela União.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
