Trânsito

Prefeitura lança campanha educativa de carnaval com SMTT e parcerias em Arapiraca

As ações educativas começaram nesta segunda-feira (20 e vão até a próxima quinta-feira (23)

Por 7 Segundos com Assessoria 20/02/2017 13h01
Prefeitura lança campanha educativa de carnaval com SMTT e parcerias em Arapiraca
Especial: Carnaval - Foto: 7 Segundos

A folia já está nas ruas de Arapiraca, nos finais de semana, e nesta segunda-feira (20) até a próxima quinta-feira (23), a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vai realizar as ações educativas para conscientizar a população sobre os cuidados no trânsito, durante o carnaval, que vai começar no próximo sábado (25).

Agentes de Autoridade de Trânsito da SMTT (AAT) se integraram em uma campanha educativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do programa "Promoção à Saúde" e o SEST SENAT Arapiraca, e abordaram condutores de todos os tipos veículos, além de pedestres, na distribuição de panfletos educativos com dicas de segurança no trânsito durante o período do carnaval.

As ações desta segunda-feira se concentram na Rua 15 de Novembro, em um dos trechos mais movimentados da via e que tem concentração de supermercado, lanchonetes, pontos de ônibus, de táxi e de mototaxi.

A campanha de carnaval dá dicas sobre a revisão do veículo, respeito a velocidade, não consumir bebida alcoólica nem usar celular ao volante e usar cinto de segurança nos carros e o capacete nas motos.

"As ações integradas são importantes porque envolvem não apenas os cuidados com o trânsito, mas sobretudo com a saúde do cidadão no período de carnaval", destacou o superintendente da SMTT, Jodelmir de Souza.

As equipes de Saúde distribuíram folhetos com orientações sobre a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e Aids (DST/Aids), além dos cuidados que os foliões precisam ter com as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti como a Dengue, Zica e Chicungunya.

Já as equipes do SEST SENAT distribuíram kits com bolsa de câmbio, caneta e panfleto para os taxistas e mototaxistas, orientando-os também a transportar os passageiros com os devidos cuidados e atenção redobrada no período do carnaval.

"Os condutores e pedestres sempre são receptivos nessas campanhas de conscientização e temos a certeza de que esse trabalho tem um efeito positivo na conduta dos condutores para a prevenção de acidentes", observou o agente de trânsito e técnico do Departamento de Educação para o Trânsito da SMTT, Carlos Alberto Peixoto

Programação

A programação das ações educativas para o carnaval terá prosseguimento nesta terça-feira (21), na Carajás, localizado na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, no bairro Brasília.

Na quarta-feira (22), o evento será realizado no Atacadão, na Avenida José Alexandre, na AL-220, no bairro Itapoã.

A campanha educativa será encerrada na próxima quinta-feira (23), no Posto Jota Pinto, na Rodovia AL-110, no bairro Canafístula.

Parceria Detran

Nesta segunda-feira (20), o diretor de Transportes e Trânsito da SMTT de Arapiraca, Ailton Pereira, com integrantes do Departamento de Engenharia de Tráfego (Detra) e do Departamento de Educação para o Trânsito (DET), participou de uma reunião estratégica e de planejamento, na sede do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AL), em Maceió, sobre a "Operação Carnaval 2017".

“O engajamento nessas ações é de fundamental importância para que possamos prevenir acidentes nas estradas de Alagoas e conscientizar o condutor para dirigir com segurança no período de carnaval”, disse Ailton Pereira.