Quem vazar “nudes” na web sem autorização da vítima poderá ser preso
Projeto aprovado pela Câmara na última terça-feira (21) segue para o Senado
A Câmara dos Deputados Federais aprovou esta semana um projeto que torna crime a divulgação não consentida de fotos intimas, os chamados "nudes". O texto enquadra esse tipo de situação na Lei Maria da Penha como crime de violência contra a mulher.
O agressor poderá sofrer uma pena de 3 meses a um ano de prisão, além de pagamento de multa. A pena ainda pode aumentar se o crime for cometido por motivo torpe ou contra pessoa com deficiência.
Atualmente o Código Penal prevê apenas o crime de vazamento de dados íntimos através de hackers, lei que ficou conhecida como Carolina Dieckmann.
Caso o texto aprovado pela Câmara seja aprovado também pelo Senado, haverá uma modificação no Código com uma tipificação especifica para os casos em que a divulgação for feita por um conhecido da vítima com o objetivo de vingança ou intimidação.
Além dos "nudes", o projeto criminaliza a divulgação de dados pessoais, vídeos, áudios, montagens e foto composições da mulher obtidos no âmbito das relações domesticas.
Segundo a advogada e presidente do conselho diretor da ONG Themis, Fabiane Simioni, a medida é importante para romper com a cultura machista, que tende a culpabilizar a mulher.
“A reação das pessoas com esse tipo de crime é sempre no sentido de se questionar porque a vítima não se cuidou e afirmam que se a mulher tirou 'nudes' é porque estava pedindo para ser vazado”, disse. “Nunca olham para a conduta reprovável do agressor”, afirmou.
A advogada acredita que esse comportamento é consequência da sociedade, que tem valores e atribuições muito distintas para homens e mulheres.
Fabiane Simioni também oriontou para que a vítima junte as provas, como print screens e troca de mensagens, e procure a Delegacia da Mulher da sua cidade. Nos casos que envolver sites da internet, é indicado entrar em contato com o servidor da página, que tem um prazo máximo de 24hrs para retirar o conteúdo do ar.
Últimas notícias
Enem 2025: segundo dia de provas é encerrado em todo o Brasil
Homem é executado a tiros no bairro Feitosa, em Maceió
Menino de 11 anos sofre AVC após acidente em escola
Ex é presa suspeita de matar médico em Arapiraca; ela o acusou de estuprar a filha deles
Polícia Civil inicia investigação de homicídio na cidade de Arapiraca
Mulher destrói carro do marido após flagrar traição em bar de Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
