Secretaria levanta dados para traçar perfil produtivo dos agricultores de Arapiraca
Levar para o campo uma assistência técnica de qualidade e continuada. Esse é o objetivo da superintendência da Secretaria de Agricultura de Arapiraca, Região Agreste de Alagoas. Sob o comando da superintendente, Fabiana Fontes, uma equipe de 16 pessoas trabalha no projeto de potencialização de assistência técnica.
Técnicos, agrônomos, veterinário e zootecnista estão empenhados no levantamento de dados da agricultura e pecuária de Arapiraca. Fabiana explicou que esses profissionais estão em campo e já contabilizam 400 produtores cadastrados.
Produtores de várias regiões, tanto a que tem mais disponibilidade de água para irrigação, focados em hortaliças; como na região de escassez de água, que trabalham com outra cultura, como a do abacaxi e mandioca, estão sendo entrevistados.
“Os dados que a secretaria tem, hoje, são deficientes e quase inexistentes”, disse Fabiana. “Com base nos dados levantados, faremos um planejamento da assistência com foco na melhoria dos índices produtivos e renda para o agricultor”.

O cadastro é simples e tem o objetivo de traçar um perfil produtivo da região. “Na pecuária, por exemplo, qual o número de pessoas com leite, com corte, com avicultura. Desses, quantos precisam ser assistidos?”, exemplificou.
Para que o projeto dê o resultado esperado, a superintendente informou que, como a área de Arapiraca é grande, o projeto vai priorizar as cadeias produtivas de maior destaque. “Vamos priorizar o que é mais importante para o município, se atirarmos para todos os lados, não rende”, explicou Fabiana Fontes.
O chefe de gabinete da secretaria, Eraldo Saturnino, que participou da reunião entre o 7 Segundos e a superintendente, concluiu afirmando que “a nossa pecuária é razoável, mas de baixa qualidade, precisa ser melhorada”.
O que justifica a ênfase dada pela gestão atual do município de Arapiraca ao trabalho com os produtores familiares, que são aqueles que não possuem recursos para pagar assistência.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
