Secretaria levanta dados para traçar perfil produtivo dos agricultores de Arapiraca

Levar para o campo uma assistência técnica de qualidade e continuada. Esse é o objetivo da superintendência da Secretaria de Agricultura de Arapiraca, Região Agreste de Alagoas. Sob o comando da superintendente, Fabiana Fontes, uma equipe de 16 pessoas trabalha no projeto de potencialização de assistência técnica.
Técnicos, agrônomos, veterinário e zootecnista estão empenhados no levantamento de dados da agricultura e pecuária de Arapiraca. Fabiana explicou que esses profissionais estão em campo e já contabilizam 400 produtores cadastrados.
Produtores de várias regiões, tanto a que tem mais disponibilidade de água para irrigação, focados em hortaliças; como na região de escassez de água, que trabalham com outra cultura, como a do abacaxi e mandioca, estão sendo entrevistados.
“Os dados que a secretaria tem, hoje, são deficientes e quase inexistentes”, disse Fabiana. “Com base nos dados levantados, faremos um planejamento da assistência com foco na melhoria dos índices produtivos e renda para o agricultor”.
O cadastro é simples e tem o objetivo de traçar um perfil produtivo da região. “Na pecuária, por exemplo, qual o número de pessoas com leite, com corte, com avicultura. Desses, quantos precisam ser assistidos?”, exemplificou.
Para que o projeto dê o resultado esperado, a superintendente informou que, como a área de Arapiraca é grande, o projeto vai priorizar as cadeias produtivas de maior destaque. “Vamos priorizar o que é mais importante para o município, se atirarmos para todos os lados, não rende”, explicou Fabiana Fontes.
O chefe de gabinete da secretaria, Eraldo Saturnino, que participou da reunião entre o 7 Segundos e a superintendente, concluiu afirmando que “a nossa pecuária é razoável, mas de baixa qualidade, precisa ser melhorada”.
O que justifica a ênfase dada pela gestão atual do município de Arapiraca ao trabalho com os produtores familiares, que são aqueles que não possuem recursos para pagar assistência.
Últimas notícias

Operação integrada prende dois suspeitos de integrar a “Gangue do Rolex” em Maceió

Justiça acata denúncia contra Kel Ferreti e mais oito por esquema de rifas ilegais e lavagem de dinheiro

Jovem de 22 anos é internado com suspeita de intoxicação por metanol em Alagoas

Festival da Cultura Nerd reúne milhares de fãs e movimenta economia criativa de Maceió

Leonardo Dias entrega Título de Cidadão Honorário de Maceió a Dom Beto Breis

Advogada condenada por homicídio na Praia do Francês se entrega à polícia após revogação de habeas corpus
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
