Saúde

Hospitais de Arapiraca recebem repasse do Estado pelos serviços de oncologia

Os recursos foram repassados para os hospitais nesta quarta-feira, referentes ao mês de novembro de 2016

Por 7 Segundos 08/03/2017 16h04
Hospitais de Arapiraca recebem repasse do Estado pelos serviços de oncologia
Hospital Afra Barbosa, em Arapiraca - Foto: Reprodução

O governo do Estado repassou nesta quarta-feira (8), os recursos referentes ao mês de novembro de 2016 pelos serviços de oncologia dos hospitais Afra Barbosa e CHAMA, em Arapiraca.

Os recursos são repassados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Arapiraca, que encaminha o valor para os hospitais.

De toda forma, o administrador do Hospital Afra Barbosa, Marcelo Melo, afirmou, por telefone, ao Portal 7 Segundos, que mesmo cumprindo com atraso o mês de novembro, restam ainda o pagamento do mês de dezembro do ano passado e dos meses de janeiro e fevereiro deste ano de 2017.

"Assim como o Hospital CHAMA, o Hospital Afra Barbosa estava sem receber esse recurso dos serviços prestados à população em novembro do ano passado e se manteve até agora atendendo aos pacientes", afirmou Marcelo Melo.

O administrador do Hospital Afra Barbosa relatou, ainda, que espera que o Estado repasse os recursos dos meses passados ainda neste mês de março para que os serviços de oncologia sejam mantidos em Arapiraca.

"Como a Secretaria de Estado da Saúde informou que a prestação de contas do Afra Barbosa estava em dia ficamos preocupados, uma vez que o hospital está na mesma situação do Hospital CHAMA com o atraso desses últimos três meses, já que novembro foi pago nesta quarta-feira", observou Marcelo Melo.

Ação civil

Na terça-feira (7), pacientes atendidos pelo Complexo Hospitalar Manoel André (CHAMA) denunciaram o atraso do repasse da verba ao Ministério Público do Estado (MPE) e à Defensoria Pública do Estado (DPE), em Arapiraca.

Na ocasião, o promotor de Justiça do MPE, alberto Tenório Vieira, afirmou que se o pagamento não fosse feito com urgência, ele iria entrar com uma ação civil pública para exigir do Estado o repasse dos recursos.

O Hospital CHAMA chegou a suspender os serviços de oncologia por dois dias, na segunda-feira (6) e na terça-feira (7). Já o Hosptial Afra Barbosa manteve o atendimento aos pacientes, mesmo sem ter recebido os recursos financeiros referentes ao mês de novembro. Os recursos só foram depositados nas contas dos hospitais nesta quarta-feira (8).