Após Hospital CHAMA suspender serviços de oncologia, Estado repassa recursos
Pacientes com câncer ficaram sem atendimento nestas segunda-feira e terça-feira

Após o Hospital CHAMA suspender os serviços de oncologia em Arapiraca, desde segunda-feira (6), a Secretaria de Estado da Saúde repassou os recursos à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta terça-feira (7), no valor de pouco mais de R$ 614 mil.
No final da manhã desta terça-feira, pacientes com câncer denunciaram a suspensão do atendimento ao Ministério Público Estadual (MPE) e à Defensoria Pública Estadual (DPE), em Arapiraca.
Eles foram recebidos pelo promotor de Justiça, Alberto Tenório Vieira, e pelo defensor público Marcos Freire. O promotor afirmou que a falta de repasse dos recursos aos hospital pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é referente ao mês de novembro do ano passado. As autoridades públicas receberam denúncias dos hospitais CHAMA e Afra Barbosa.
"Caso o Estado não repasse esses recursos, o que podemos fazer é entrar com uma ação civil pública para que essa verba seja repassada com urgência e os pacientes possam continuar o tratamento", afirmou Alberto Vieira.
Sem os recursos, o Complexo Hospitalar Manoel André (CHAMA) suspendeu os serviços de radiologia e quimioterapia dos pacientes que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Arapiraca.
Para o filho de um paciente que iria fazer a terceira quimioterapia nesta terça-feira, no Hospital CHAMA, a situação é angustiante.
"Meu pai foi para o hospital fazer a terceira sessão de quimioterapia e a médica responsável pelo setor nos informou que qualquer atendimento da oncolocia estaria suspenso por falta de verba e o dinheiro não foi repassado para o hospital, que é particular, desde novembro e se manteve atendendo os pacientes até hoje e não teria mais condições", declarou Fábio Rodrigues .
De acordo com a Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a responsabilidade da secretaria municipal é repassar aos hospitais os valores transferidos pelo Estado, tão logo a Sesau efetue o pagamento.
Prestação de contas
Em nota, por e-mail, ao Portal 7 Segundos, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que já efetuou o pagamento nesta terça-feira e que não o fez anteriormente, devido ao atraso na prestação de contas por parte do Município de Arapiraca, que só a fez em 4 de janeiro deste ano.
A assessoria de comunicação da Sesau informou, ainda, que a prestação de contas havia apresentado inconsistência nos dados bancários. E que esse problema só foi resolvido depois que os técnicos de Controle e Avaliação da Sesau acionaram os técnicos da Secretaria de Saúde de Arapiraca. Com os dados corrigidos, os recursos foram efetuados. Já com relação ao Hospital Afra Barbosa, a assessoria informou que as prestações estão em dia e os repasses também.
Assista, abaixo, matéria da equipe de reportagem do Portal 7 Segundos sobre o caso:
Últimas notícias

SEMU informa calendário de ações do Agosto Lilás em Penedo durante Encontro das Mulheres

Após várias advertências, Prefeitura de Penedo apreende pescados impróprios na feira livre

"Avançada”, Lei Maria da Penha faz 19 anos, mas violência não diminuiu

Eventos modificam trânsito da capital neste fim de semana

Videomonitoramento ajuda Guarda Civil a prender homem após agressão contra mulher em Palmeira

Presidente da AMA, Marcelo Beltrão, será palestrante no maior festival de educação do Brasil
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
