Após Hospital CHAMA suspender serviços de oncologia, Estado repassa recursos
Pacientes com câncer ficaram sem atendimento nestas segunda-feira e terça-feira
Após o Hospital CHAMA suspender os serviços de oncologia em Arapiraca, desde segunda-feira (6), a Secretaria de Estado da Saúde repassou os recursos à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta terça-feira (7), no valor de pouco mais de R$ 614 mil.
No final da manhã desta terça-feira, pacientes com câncer denunciaram a suspensão do atendimento ao Ministério Público Estadual (MPE) e à Defensoria Pública Estadual (DPE), em Arapiraca.
Eles foram recebidos pelo promotor de Justiça, Alberto Tenório Vieira, e pelo defensor público Marcos Freire. O promotor afirmou que a falta de repasse dos recursos aos hospital pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é referente ao mês de novembro do ano passado. As autoridades públicas receberam denúncias dos hospitais CHAMA e Afra Barbosa.
"Caso o Estado não repasse esses recursos, o que podemos fazer é entrar com uma ação civil pública para que essa verba seja repassada com urgência e os pacientes possam continuar o tratamento", afirmou Alberto Vieira.
Sem os recursos, o Complexo Hospitalar Manoel André (CHAMA) suspendeu os serviços de radiologia e quimioterapia dos pacientes que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Arapiraca.
Para o filho de um paciente que iria fazer a terceira quimioterapia nesta terça-feira, no Hospital CHAMA, a situação é angustiante.
"Meu pai foi para o hospital fazer a terceira sessão de quimioterapia e a médica responsável pelo setor nos informou que qualquer atendimento da oncolocia estaria suspenso por falta de verba e o dinheiro não foi repassado para o hospital, que é particular, desde novembro e se manteve atendendo os pacientes até hoje e não teria mais condições", declarou Fábio Rodrigues .
De acordo com a Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a responsabilidade da secretaria municipal é repassar aos hospitais os valores transferidos pelo Estado, tão logo a Sesau efetue o pagamento.
Prestação de contas
Em nota, por e-mail, ao Portal 7 Segundos, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que já efetuou o pagamento nesta terça-feira e que não o fez anteriormente, devido ao atraso na prestação de contas por parte do Município de Arapiraca, que só a fez em 4 de janeiro deste ano.
A assessoria de comunicação da Sesau informou, ainda, que a prestação de contas havia apresentado inconsistência nos dados bancários. E que esse problema só foi resolvido depois que os técnicos de Controle e Avaliação da Sesau acionaram os técnicos da Secretaria de Saúde de Arapiraca. Com os dados corrigidos, os recursos foram efetuados. Já com relação ao Hospital Afra Barbosa, a assessoria informou que as prestações estão em dia e os repasses também.
Assista, abaixo, matéria da equipe de reportagem do Portal 7 Segundos sobre o caso:
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
