Saúde

Após Hospital CHAMA suspender serviços de oncologia, Estado repassa recursos

Pacientes com câncer ficaram sem atendimento nestas segunda-feira e terça-feira

Por 7 Segundos 07/03/2017 17h05
Após Hospital CHAMA suspender serviços de oncologia, Estado repassa recursos
Hospital Chama - Foto: Ministério Público do Trabalho

Após o Hospital CHAMA suspender os serviços de oncologia em Arapiraca, desde segunda-feira (6), a Secretaria de Estado da Saúde repassou os recursos à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta terça-feira (7), no valor de pouco mais de R$ 614 mil.

No final da manhã desta terça-feira, pacientes com câncer denunciaram a suspensão do atendimento ao Ministério Público Estadual (MPE) e à Defensoria Pública Estadual (DPE), em Arapiraca.

Eles foram recebidos pelo promotor de Justiça, Alberto Tenório Vieira, e pelo defensor público Marcos Freire. O promotor afirmou que a falta de repasse dos recursos aos hospital pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), é referente ao mês de novembro do ano passado. As autoridades públicas receberam denúncias dos hospitais CHAMA e Afra Barbosa.

"Caso o Estado não repasse esses recursos, o que podemos fazer é entrar com uma ação civil pública para que essa verba seja repassada com urgência e os pacientes possam continuar o tratamento", afirmou Alberto Vieira.

Sem os recursos, o Complexo Hospitalar Manoel André (CHAMA) suspendeu os serviços de radiologia e quimioterapia dos pacientes que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em Arapiraca.

Para o filho de um paciente que iria fazer a terceira quimioterapia nesta terça-feira, no Hospital CHAMA, a situação é angustiante.

"Meu pai foi para o hospital fazer a terceira sessão de quimioterapia e a médica responsável pelo setor nos informou que qualquer atendimento da oncolocia estaria suspenso por falta de verba e o dinheiro não foi repassado para o hospital, que é particular, desde novembro e se manteve atendendo os pacientes até hoje e não teria mais condições", declarou Fábio Rodrigues .

De acordo com a Coordenadoria Geral de Comunicação da Prefeitura de Arapiraca, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que a responsabilidade da secretaria municipal é repassar aos hospitais os valores transferidos pelo Estado, tão logo a Sesau efetue o pagamento.

Prestação de contas

Em nota, por e-mail, ao Portal 7 Segundos, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou que já efetuou o pagamento nesta terça-feira e que não o fez anteriormente, devido ao atraso na prestação de contas por parte do Município de Arapiraca, que só a fez em 4 de janeiro deste ano.

A assessoria de comunicação da Sesau informou, ainda, que a prestação de contas havia apresentado inconsistência nos dados bancários. E que esse problema só foi resolvido depois que os técnicos de Controle e Avaliação da Sesau acionaram os técnicos da Secretaria de Saúde de Arapiraca. Com os dados corrigidos, os recursos foram efetuados. Já com relação ao Hospital Afra Barbosa, a assessoria informou que as prestações estão em dia e os repasses também.

Assista, abaixo, matéria da equipe de reportagem do Portal 7 Segundos sobre o caso: