Cerca de 40 polícias são decapitados na República Democrática do Congo
Uma milícia rebelde capturou e decapitou cerca de 40 agentes da polícia, na sexta-feira, na província de Kasai, no centro da República Democrática do Congo. A informação foi avançada à Reuters por François Madila Kalamba, líder da assembleia legislativa daquela província congolesa.
Citando testemunhas locais, Kalamba afirma que os rebeldes do Kamuina Nsapu pouparam a vida a seis membros das forças da autoridade que falavam tshiluba, o idioma local. As vítimas foram atacadas quando se deslocavam da cidade de Tshikapa para Kananga, a capital da província de Kasai-Central.
O episódio insere-se numa vaga de violência com contornos étnicos que afecta cinco províncias congolesas desde a crise política de Dezembro, quando o Presidente Joseph Kabila recusou abandonar o poder no final do mandato. Apesar de, nas últimas semanas, centenas de rebeldes se terem entregado às autoridades, um grupo reunido sob o emblema do Kamuina Nsapu tem continuado a combater as forças de Kinshasa. Desconhece-se quem lidera esta milícia.
Mais de 400 pessoas morreram nesta onda de violência nos últimos meses, sendo que as Nações Unidas ainda estão a investigar e identificar o que poderão ser até 17 valas comuns com vítimas das acções do exército congolês e dos rebeldes.
Na semana passada, dois funcionários das Nações Unidas, um de nacionalidade sueca e outro de nacionalidade norte-americana, foram raptados por um grupo não identificado na província de Kasai-Central. O seu paradeiro é desconhecido.
Últimas notícias
Prazo para cadastro e recadastro do Vamu Escolar começa dia 2 de janeiro
Mulher sequestrada e torturada no Jacintinho morre no HGE; polícia apura execução por engano
Tapera completa 68 anos com programação festiva e Natal Luz
Emenda parlamentar de Cabo Bebeto garante continuidade da Equoterapia em Maceió
PGE recomenda veto integral a projeto que limita taxas de planos de saúde
Governo muda regras de ICMS e flexibiliza regime para atacadistas sucessores
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
