Cerca de 40 polícias são decapitados na República Democrática do Congo
Uma milícia rebelde capturou e decapitou cerca de 40 agentes da polícia, na sexta-feira, na província de Kasai, no centro da República Democrática do Congo. A informação foi avançada à Reuters por François Madila Kalamba, líder da assembleia legislativa daquela província congolesa.
Citando testemunhas locais, Kalamba afirma que os rebeldes do Kamuina Nsapu pouparam a vida a seis membros das forças da autoridade que falavam tshiluba, o idioma local. As vítimas foram atacadas quando se deslocavam da cidade de Tshikapa para Kananga, a capital da província de Kasai-Central.
O episódio insere-se numa vaga de violência com contornos étnicos que afecta cinco províncias congolesas desde a crise política de Dezembro, quando o Presidente Joseph Kabila recusou abandonar o poder no final do mandato. Apesar de, nas últimas semanas, centenas de rebeldes se terem entregado às autoridades, um grupo reunido sob o emblema do Kamuina Nsapu tem continuado a combater as forças de Kinshasa. Desconhece-se quem lidera esta milícia.
Mais de 400 pessoas morreram nesta onda de violência nos últimos meses, sendo que as Nações Unidas ainda estão a investigar e identificar o que poderão ser até 17 valas comuns com vítimas das acções do exército congolês e dos rebeldes.
Na semana passada, dois funcionários das Nações Unidas, um de nacionalidade sueca e outro de nacionalidade norte-americana, foram raptados por um grupo não identificado na província de Kasai-Central. O seu paradeiro é desconhecido.
Últimas notícias
Mais de 5 mil pessoas fazem festa para receber Renan Filho em Olho d’Água das Flores
Homem é baleado durante tentativa de homicídio em Colônia Leopoldina
Suspeito de homicídio é preso com arma usada no crime em Colônia Leopoldina
Rodrigo Teaser relata veto a música de Michael Jackson durante gravação no SBT
Rafael Brito conquista avanço histórico: Senado aprova projeto que fortalece a formação de futuros professores
Trump diz que carne importada dos EUA virá sobretudo de Brasil e Argentina
Vídeos e noticias mais lidas
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
ASA vence Goiatuba nos pênaltis e garante acesso á Série C
