Política

AMA e Defesa Civil alertam coordenadores municipais para chuvas intensas

Por 7 segundos com AMA 05/04/2017 12h12
AMA e Defesa Civil alertam coordenadores municipais para chuvas intensas
Quadra chuvosa é debatida na AMA - Foto: AMA

A possibilidade de chuvas intensas e inundações nos municípios do Vale do Paraíba, Mundaú e Região Norte levou a Coordenação Estadual de Defesa Civil  a se reunir com coordenadores municipais nesta quarta-feira (05) na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). A quadra chuvosa prevista para começar na segunda quinzena de Abril, pode se estender até Agosto. Serão chuvas passageiras, porém muito fortes, segundo a capitã Aline Agra

Historicamente, as chuvas no período já provocaram grandes desastres . O último, em 2010, deixou milhares de desabrigados e um rastro de destruição em vários municípios do Litoral Norte, Vales do Paraíba e Mundaú.

Hoje a situação é bem diferente por causa da seca que se estendeu pelas cidades. Com os leitos dos rios secos, a Defesa Civil diz que a ação preventiva deve ser ainda maior. Uma equipe multidisciplinar já está sendo preparada para ações rápidas em caso de emergência. Todos os coordenadores municipais estão sendo mais uma vez capacitados com orientações sobre a importância de atualização de cadastros.

No plano de emergência, elaborado pela Comdec e apresentado hoje, constam ações integradas entre as várias secretárias estaduais e as comissões municipais, para uma resposta rápida à população. Para o Coordenador Desastres Naturais, Tenente Douglas é importante que Estado e municípios mantenham essa parceria.