Prefeito acompanha vacinação de animais contra a raiva em Arapiraca
Durante todo o sábado (8), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou mais uma campanha de imunização antirrábica para cães e gatos em toda Arapiraca.
No total, foram mais de 60 pontos de vacinação concentrados em todo o município, e o prefeito Rogério Teófilo, seguido da secretária Aurélia Fernandes, visitou alguns desses locais para acompanhar o processo, que foi coordenado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Recebendo a campanha pela primeira vez, o Residencial Agreste foi um dos pontos mais movimentados durante o período de imunização. Dezenas de donos de cães e gatos levaram seus bichinhos para tomar a dose da vacina que irá protegê-los da raiva, doença viral que infecta o sistema nervoso dos animais.
Dentre os principais sintomas do animal contaminado pela raiva, a salivação em excesso pelo impedimento da deglutição e o aparecimento repentino de agressividade são os mais perceptíveis. Eles se manifestam entre a terceira e a sexta semana após o contágio do cão ou gato.
Nos humanos, os sintomas duram entre dois a quatro dias, e destacam-se a transformação de caráter, inquietude, perturbação do sono, sonhos tenebrosos, alterações na sensibilidade, queimação, formigamento e dor no local da mordedura. Posteriormente, instala-se um quadro de alucinações, acompanhado de febre e crises convulsivas periódicas.
Veja também
Últimas notícias
Laboratório OxeTech Penedo abre inscrições para cursos gratuitos de tecnologia
Justiça condena policiais envolvidos em homicídio e ocultação de cadáver de Davi da Silva
Programa Planta Alagoas beneficia 600 agricultores familiares de Penedo
Câmara Municipal empossa mais sete servidores aprovados no concurso público de 2024
Leonardo Dias denuncia possível greve na Saúde: “infelizmente, não me surpreende”
Jovem suspeito de tentativa de homicídio morre em confronto com a polícia em Colônia Leopoldina
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
